Ácidos e Bases

O gosto azedo em frutas cítricas, como os limões, é causado pelo ácido cítrico. Essa substância faz parte de um importante grupo químico: os ácidos.

Alguns ácidos são altamente corrosivos. O ácido sulfúrico, por exemplo, pode corroer muitos metais, e mesmo queimar a matéria viva, destruindo os tecidos do corpo humano. Os ácidos nítrico e clorídrico também possuem essa propriedade: são ácidos fortes, amplamente aplicados na indústria.

Dos compostos químicos denominados bases (ou álcalis), a soda cáustica e a potassa cáustica são os mais conhecidos. Na água, eles formam uma solução muito amarga ao paladar e escorregadia ao tato. São utilizados em geral para fabricar sabões (a soda para sabão duro e a potassa para sabão mole). A soda cáustica também é usada na indústria de papel e de seda artificial.

acidos e bases

Ácidos e bases – saiba o que são e como reagem entre si

Quimicamente, esses álcalis são chamados hidróxido de sódio e hidróxido de potássio. São conhecidos como cáusticos porque podem queimar e destruir o tecido humano.

Neutralização

Quando uma base e um ácido se combinam entre si em proporções adequadas, as propriedades de ambos desaparecem. Dessa forma, eles reagem, isto é, formam outros compostos, com propriedades diferentes: água e um sal nela dissolvido. Tanto o ácido como a base desaparecem nessa reação que, por isso, é denominada reação de neutralização. O ácido clorídrico, por exemplo, combinado com hidróxido de sódio (base) forma água e cloreto de sódio (sal dissolvido). O ácido sulfúrico com hidróxido de potássio (base) produz água e sulfato de potássio. De modo similar, o ácido nítrico reage formando nitratos.

Ácidos e bases diferem no modo de sua ação sobre uma solução de tornassol. O tornassol é uma das chamada substâncias indicadoras. São corantes que permitem determinar quando uma solução é ácida ou básica pela diferente coloração que adquirirem. Exemplo: numa solução ácida, o tornassol fica vermelho; em meio alcalino, torna-se azul.

Os ácidos sulfúrico, nítrico e clorídrico são inorgânicos. Os ácidos orgânicos (que contêm átomos de carbono) geralmente são mais fracos. Por exemplo, o vinagre é uma solução fraca de um ácido orgânico: o ácido acético. A dor causada pelo ferrão dos insetos é provocada pelo ácido fórmico; e o ácido láctico é o responsável pelo gosto azedo do leite coalhado. Entre os álcalis, um dos mais fracos é o hidróxido de amônio. Essa base é um gás, também conhecido como amoníaco.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *