Odontologia

O profissional formado em Odontologia é o dentista, responsável pelos cuidados com os nossos dentes. Os dentes são essenciais para animais que se alimentam de carnes, folhas e frutos, como os seres humanos. É com os dentes que mastigamos os alimentos, para que eles cheguem em pedaços menores ao estômago, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.

Além dos dentes, o dentista é capacitado a cuidar da saúde da gengiva, da boca e dos ossos da face. É recomendado que se visite um dentista de seis em seis meses, para fazer limpeza e evitar doenças bucais.

A formação de um dentista

Dentista

Dentista consultando um paciente

O tempo de estudos para se graduar em Odontologia é de cinco anos. O profissional pode atender como clínico geral, capacitado para tratar cáries, fazer restaurações, projetar e instalar próteses, etc.

Algumas disciplinas, como anatomia, patologia e fisiologia, fazem parte da grade curricular desse curso. Por isso, a Odontologia não é considerada um curso fácil. Requer muita atenção e dedicação.

Especializações

Depois de graduado, o dentista pode escolher entre várias especializações. Entre elas estão:

  • Cirurgião dentista
  • Odontopediatria
  • Periodontia
  • Traumatologia (quando se machuca a boca)
  • Saúde coletiva.

Além dessas áreas, o profissional pode cuidar da parte estética da boca, dentre várias outras.

Curiosidades da profissão

Antigamente, os dentistas não tinham formação, eram chamados de dentistas práticos e não cuidavam dos dentes, mas sim, arrancavam os dentes estragados. Geralmente eram barbeiros ou ambulantes que faziam este trabalho. Hoje em dia, está bem mudado. As pessoas sabem da importância de se visitar um dentista regularmente e sabem como cuidar dos dentes, começando desde o nascimento do bebê.

A primeira escola criada para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos. No Brasil, os primeiros cursos de Odontologia surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *