O que faz um geógrafo?

O geógrafo é formado em Geografia. Durante o curso ele pode escolher o bacharelado, a licenciatura, ou os dois juntos. Se for escolhida a licenciatura, o geógrafo irá atuar como professor, podendo dar aulas para os ensinos fundamental, médio e superior. Se ele escolher o bacharelado, poderá atuar no desenvolvimento de atividades e pesquisas, além de participar de técnicas em áreas urbanas, rurais, florestais entre outros.

O geógrafo pode atuar em vários ramos. Vamos ver aqui o que pode ser feito em cada área.

Meio ambiente e estudos ambientais

Nesta área, o geógrafo participa da elaboração de EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), podendo avaliar e fornecer laudos técnicos.

Quando existe uma área degradada, é feito um projeto de revitalização, que é elaborado pelo geógrafo, assim como a conservação ambiental e o controle das bacias hidrográficas.

Na área ambiental, o geógrafo também atua no controle de erosões, desmatamentos e assoreamentos, participando da prevenção e da recuperação.

Planejamento urbano e populacional

O geógrafo elabora planos de direção para cidades, zonas rurais entre outros, além de participar da organização territorial. Os sistemas de informações geográficas também são feitos e administrados por um geógrafo. Podemos dizer que o geógrafo participa do planejamento das cidades, pois é ele que implanta os meios de transporte, estuda o mercado da cidade, além de avaliar populações e suas relações econômicas, sociais, culturais, políticas e demais assuntos relacionados.

cartografia

A cartografia é responsável pela criação dos mapas, que são feitos por geógrafos

Cartografia

A Cartografia é a área responsável pela criação de mapas. O geógrafo é capacitado a construir e elaborar mapas, delimitando territórios, demarcando a topografia, relevo e hidrografia do local. O profissional ainda é capacitado a interpretar fotos aéreas, imagens de radar, imagens de satélite e sensoriamento remoto.

Turismo

O geógrafo pode analisar e gerenciar os potenciais turísticos de um determinado local e assim criar projetos ligados ao ecoturismo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *