Enfermagem

Além da assistência direta aos doentes, a profissão da enfermagem inclui a ajuda aos médicos em operações cirúrgicas e partos, o cuidado com gestantes, bebês e pessoas idosas, e visita a pacientes que recebem alta nos hospitais.

No Brasil, os pioneiros da enfermagem foram os padres jesuítas que atuavam nas Santas Casas (a primeira delas fundada em 1540 em Olinda, Pernambuco). Os padres ensinavam enfermagem a fiéis e escravos. Sua tarefa só seria retomada em 1852, quando chegaram ao país as primeiras irmãs-de-caridade enfermeiras. Depois, a profissão ganhou prestígio com o grande trabalho de Ana Neri, que se apresentou como voluntária, aos 51 anos, no início da Guerra do Paraguai (1865). No século XX, a atividade progrediu com a fundação, no Rio de Janeiro, da Cruz Vermelha Brasileira, dirigida primeiro por Osvaldo Cruz, e da Escola de Enfermagem Ana Neri, que foi declarada escola-padrão em 1938.

Hoje, os enfermeiros são indispensáveis nos hospitais. São responsáveis pela prevenção de doenças e tratamento das mesmas, protegendo os pacientes durante sua recuperação, em todos os setores hospitalares. Entre suas funções está a entrevista com os pacientes antes do atendimento, para saber o procedimento a ser realizado, os cuidados com a higiene e alimentação dos pacientes, administração de medicamentos e curativos, etc.

enfermagem

Enfermagem

Os enfermeiros trabalham em equipe com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, e suas funções não se restringem somente a hospitais. Enfermeiros podem trabalhar em clínicas e também realizando trabalhos educativos e preventivos na sociedade. Além disso, enfermeiros licenciados podem dar aulas em cursos técnicos ou escolas profissionalizantes, formando técnicos e auxiliares em enfermagem.

O Curso

O Curso Superior de Enfermagem tem duração de quatro anos. No início, são adotadas disciplinas básicas da área das Ciências Biológicas, administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. A partir do segundo período já são feitas práticas de atendimentos a pacientes. O estudante pode escolher entre a Licenciatura e o Bacharelado. Nos cursos de Licenciatura são ensinadas práticas de ensino.

O Curso de Enfermagem vem sendo muito procurado pelos estudantes, por isso o mercado de trabalho está bem competitivo. É interessante fazer cursos paralelos de especialização, assim como estudar em uma boa instituição.

O salário inicial de um enfermeiro está em torno de R$ 2.000,00.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *