Diferenças Entre a Geografia e a Geologia

Estas duas profissões são bem parecidas. Por isso, muitas vezes são confundidas, já que as funções de um geógrafo e um geólogo são bem semelhantes. Mas a Geografia e a Geologia têm suas diferenças. Veremos a seguir um pouco sobre cada uma delas.

A Geografia

Incluindo vários ramos, como o econômico, o humano, o histórico, o matemático e o físico, além da climatologia e cartografia, a Geografia descreve e interpreta a paisagem natural ou modificada pelo homem. À Geografia Física cabe o estudo do relevo, da atmosfera, dos climas, das águas oceânicas e continentais, incluindo a vida animal e vegetal nas suas relações com o meio. A Geografia Humana volta-se para os grupos humanos, compreendendo a Demografia, a Geografia Urbana e Rural, a Geografia Política, a Econômica, a Linguística, além da Geografia Agrária, que focaliza as relações entre a economia rural e o meio geográfico.

Terra

A Terra é estudada pela Geografia e pela Geologia, de diferentes formas

A Geologia

O geólogo está capacitado para explicar a existência da imensa variedade de rochas da Terra, bem como a idade e a formação das montanhas. Pode também explicar por que em alguns lugares são encontrados petróleo, ferro ou ouro. Ciência baseada principalmente na observação, a Geologia estuda a Terra, sobretudo a natureza, distribuição e forma das rochas que aparecem na crosta exterior. Assim, boa parte do tempo de um geólogo é destinado ao trabalho de campo (pesquisa e coleta de material). Mas ele também se ocupa com estudos teóricos, especialmente os relativos à origem das rochas e às mudanças que sofreram.

Comentários
  1. Virônica

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *