Arquitetura

A arquitetura é uma profissão que exige muito estudo e dedicação. Quem escolhe este curso tem que gostar de desenhar e fazer projetos. É muito comum confundir as funções do arquiteto com um engenheiro, mas as duas profissões têm as suas diferenças. A principal função de um arquiteto é planejar espaços residencias, empresariais, industriais ou comerciais. O profissional pode usar recursos artísticos para fazer suas obras.

Este profissional deve ter habilidades artísticas, além de ter facilidade com a matemática e trabalho em equipe. Visualizar espaços em três dimensões também é uma habilidade exigida ao arquiteto.

Áreas de Atuação

O profissional formado em Arquitetura pode trabalhar em projetos individuais, assim como em construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia, assessoria, instituições de pesquisa.

Especializações

Pampulha

Pampulha: projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer

Depois da graduação, o arquiteto pode escolher entre uma das áreas abaixo para se especializar:

  • Paisagismo
  • Urbanismo
  • História da arquitetura
  • Arquitetura de interiores
  • Computação gráfica aplicada à arquitetura
  • Comunicação visual, etc.

Curiosidades

No dia 11 de dezembro é comemorado o Dia do Arquiteto. Esse profissional é muito importante para a população. Um dos maiores arquitetos da história foi Oscar Niemeyer, responsável por muitos projetos famosos, como a capital do Brasil, Brasília, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o Sambódromo, no Rio de Janeiro, entre outros. Niemeyer ganhou muitos prêmios durante sua carreira.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *