Agrimensura

Só é possível desenhar um bom mapa dispondo-se das informações dos agrimensores, que fornecem os tamanhos exatos do território a ser mapeado. Para conseguir esses tamanhos, o agrimensor faz o levantamento do território, um trabalho que consiste basicamente em medir ou calcular distâncias e ângulos entre vários pontos.

Um dos instrumentos mais usados na agrimensura é o teodolito, que serve para medir ângulos. Consiste em um telescópio acompanhado de uma chapa horizontal e outra vertical,, ambas marcadas em graus, tudo montado sobre um tripé. Antes de ser usado, o teodolito precisa ficar em posição rigorosamente horizontal, o que se consegue por meio de um dispositivo denominado nível de bolha. Pelo telescópio, o agrimensor focaliza um ponto distante, e depois outro ponto. Lendo as medidas marcadas nas chapas para cada posição, ele obtém o ângulo (horizontal ou vertical) através do qual o telescópio foi movido, entre um ponto e outro.

agrimensura

Agrimensura

Conhecendo-se um lado e dois ângulos de um triângulo, pode-se calcular o outro ângulo e o tamanho dos dois outros lados. É nisso que se baseia o método da triangulação. Primeiro, o agrimensor mede a distância (linha básica) entre dois pontos que escolheu no terreno. Depois, colocando o teodolito nas extremidades da linha básica, mede os ângulos do triângulo formado por essa linha e um ponto distante. E assim pode calcular a distância exata desse terceiro ponto.

O Curso de Agrimensura

Estudantes que se interessam por esta área podem fazer a faculdade de Engenharia de Agrimensura, ou também podem investir no Curso Técnico de Agrimensura, que prepara o estudante para a vida profissional. Dentre as disciplinas básicas do curso estão:

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *