Neologismo

Neologismo significa nova palavra. Consiste na necessidade de criar novas palavras momentânea, transitória ou permanente. O neologismo é muito comum na mídia. Muitas palavras que usamos para nos referir à novas tecnologias também são neologismos, como as palavras ligadas à internet, que chegou a pouco tempo: deletar, printar, escanear, mouse, site e etc. São palavras que antes não eram usadas, mas forma criadas com a chegada da internet, e hoje fazem parte do nosso cotidiano.

O vocabulário momentâneo é criado geralmente em conversas entre amigos, mas é esquecido rapidamente. Já o vocabulário transitório começa em um determinado grupo e se espalha para outros, passando a fazer parte da linguagem por um tempo, mas depois acaba sendo esquecida, um exemplo é a palavra mensalão. Temos também o vocabulário permanente, que começa a ser usado por causa de algo novo e passa a fazer parte do idioma, tornando permanente, indo até para o dicionário. É o caso da palavra deletar.

neologismo

O neologismo está muito presente nas conversas na internet

Toda palavra que antes não existia e passou a existir, pode ser chamada de neologismo, independente do tempo que durou. Quando damos um outro significado a uma palavra, também podemos dizer que é um neologismo. É o caso da palavra burro, que passou a ser usada para dizer que uma pessoa não é inteligente.

Hoje em dia o maior exemplo de neologismo são os bate-papos na internet, em redes sociais e outros. São muitas as palavras criadas nesse universo que passaram a fazer parte do cotidiano: (blz, flw, t+, qq, vc, ker, abc, xau, bju, etc). Até mesmo os símbolos podem ser chamados de neologismos, que é o fato de se expressar sem usar palavras. Exemplos: =) (feliz), =( (triste).

Outro exemplo de neologismos são as representações de sons (puf!, Vrum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc).

Manuel Bandeira fez um poema onde cita o neologismo:

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *