Introdução à Gramática

Gramática é a sistematização dos fatos contemporâneos de uma língua. Entende-se por fatos de uma língua os elementos fundamentais que a compõem, isto é, os sons, as palavras e as relações entre as palavras.

Na expressão “o dia está claro” encontram-se diversas palavras. Essas palavras são constituídas de sons e relacionam-se umas com as outras. Assim, “o” se relaciona com “dia“, “está claro” se refere a “o dia“, etc. Além disso, esses sons, essas palavras e mesmo essas relações pertencem todos a um determinado momento da língua portuguesa, ou seja, são contemporâneos. Essa contemporaneidade é essencial à gramática. Pode-se ordenar os fatos da língua portuguesa no século XIII, estabelecendo-se uma gramática daquele século. Mas não se pode misturar os fatos linguísticos atuais com os do século XIII, sob pena de não se elaborar uma gramática.

gramatica

Saiba mais sobre a Gramática

Os Modos da Língua

Todo povo civilizado utiliza a língua por dois modos fundamentais: o modo vivo e espontâneo (língua coloquial), e o modo refletido, padronizado (língua culta, língua comum, língua padrão).

A língua coloquial apresenta vários desdobramentos, de acordo com as circunstâncias concretas. Cada um deles poderia estabelecer uma gramática própria. Assim, no Brasil, poderia haver uma Gramática do Português que se Fala no Cariri e uma Gramática do Português que se Fala nos Pampas Gaúchos, etc.

Contudo, a única gramática que interessa a todos é a gramática da língua culta, isto é, da norma linguística considerada ideal. Por isso, quando se fala em Gramática Portuguesa, está entendido que se trata da descrição ordenada e sistemática dos fatos contemporâneos da língua portuguesa literária, da língua padrão.

Divisões da Gramática

A Gramática se divide em Fonética, Morfologia e Sintaxe. Para se chegar a tal divisão, tomou-se por base as unidades linguísticas. A Fonética é o estudo dos sons, ou fonema, a menor unidade linguística. A Morfologia é o estudo das palavras, ou formas. A Sintaxe é o estudo da frase, a mais complexa das unidades linguísticas, constituída pelas palavras e suas relações para formar um sentido, transmitir uma mensagem, realizando assim o objetivo da linguagem humana.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *