FIES: Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa de crédito oferecido pelo Governo Federal para alunos com dificuldade de pagar as mensalidades de um curso superior. Para tanto, é preciso estar regularmente matriculado em alguma das instituições de ensino cadastradas e ter feito a prova do Enem.

Se você vai fazer o Enem e prestar vestibular para faculdades particulares, o FIES é uma excelente solução. O financiamento também pode ser utilizado por alunos beneficiados com bolsa parcial do Prouni. Neste caso, o estudante pode solicitar o financiamento do valor não coberto pela bolsa.

O crédito funciona como um empréstimo de juros baixos para que o aluno possa quitar o pagamento do curso. O financiamento pode ser de 100%, 75%, ou 50% do valor do curso. Após se formar, o estudante tem até 3 anos para pagar esse valor. É preciso lembrar que são cobradas parcelas trimestrais no valor de 50,00 durante o período de duração do curso, referente ao pagamento de juros.

Se você já está matriculado em algum curso superior ou pretende usar o FIES no ano que vem, veja algumas informações úteis sobre a inscrição para o fianciamento.

Inscrições e Financiamento

As inscrições são feitas online, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). O estudante deve preencher um ficha com seus dados pessoas e aguardar contato por e-mail. Depois é preciso informar sobre a renda familiar, curso, instituição, fazer a simulação do financiamento e optar pelo tipo de fiança. Todas essa informações devem ser confirmadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino. Após a validação, é preciso procurar um agente financeiro do FIES e formalizar a contratação do financiamento.

Podem se inscrever os alunos matriculados em instituições de ensino não gratuitas que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Alunos que estiverem com a matrícula trancada não poderão se candidatar ao financiamento, nem aqueles que já tenham sido beneficiados pelo FIES.

O financiamento serve para pessoas que tenham dificuldade para pagar o curso de graduação. Por isso, as formas de financiamento variam de acordo com a renda familiar do estudante. É preciso ter pelo menos 20% da renda comprometida com o pagamento da faculdade para ser beneficiado pelo FIES. Quem gasta mais de 60% da renda com o curso superior pode conseguir financiamento do valor total do curso.

FIES

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

 

Mais informações

Para mais informações sobre o FIES, acesse a página do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Nesse endereço também é possível se inscrever e fazer uma simulação do financiamento.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *