Enem pode ser usado para conclusão do Ensino Médio

Todo mundo sabe que o Enem pode ser utilizado para o ingresso no Ensino Superior, mas você sabia que o exame também pode ser usado para obtenção do certificado de Ensino Médio? Pois essa é uma das funções da prova, além de avaliar o andamento desse nível de ensino.

Desde 2009, o participante do Enem pode utilizar os resultados na prova para conseguir um certificado de conclusão da escolarização básica. Com essa medida, foi extinta a aplicação do do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o Ensino Médio.

Aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade adequada podem se inscrever no Enem para conseguir o certificado. Basta ter mais de 18 anos. Quem deseja obter o certificado deve fazer a inscrição para realizar a prova normalmente. Depois, com o resultado do exame em mãos, o candidato deve procurar a Secretaria de Educação de sua região ou os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e solicitar o diploma de conclusão.

A pontuação mínima para conseguir o certificado será definida pelas instituições certificadoras. São mais de 350 instituições que firmaram acordo com Inep, com unidades em todos os estados brasileiros. Durante a inscrição, o candidato deve escolher a instituição que emitirá seu certificado, conforme o lugar onde resida.

Ao escolher a instituição, o aluno está autorizando automaticamente que o Inep envie os dados da inscrição para para a instituição selecionada, para que a mesma possa emitir o certificado do candidato.

Ao final do processo, serão lançados Diário Oficial da União um alista com nomes e dados dos candidatos que obtiveram o certificado de conclusão do Ensino Médio através do Enem.

No ano passado, cerca de 110.000 pessoas concluíram o Ensino Médio através do Enem e a expectativa é de que em 2011 esse número seja ainda maior. Com essa medida, o Inep pretende promover a inclusão social de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no tempo certo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *