Noções de Estatística

A matemática é uma disciplina de grande importância na área dos saberes, pois é utilizada em muitas áreas de estudos. Pode observar que lidamos com informações matemáticas diariamente, a todo momento, por isso é tão importante.

A estatística é um campo da matemática fundamental para pesquisas em outras áreas, como a geografia, a economia e a física. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é considerado um órgão importante e conceituado na área, utiliza muito da estatística para divulgar suas pesquisas. A utilização de gráficos de fácil entendimento deixam a leitura mais agradável.

A realização de uma pesquisa requer muitas etapas:

• escolha da amostra;
  • coleta e organização dos dados;
  • resumo das informações encontradas através de tabelas, gráficos e quadros;
  • interpretação dos dados.

A estatística estuda justamente esse processo, sendo fundamental para várias atividades humanas. Em resumo, a estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, com o objetivo de compreender melhor as situações cotidianas.

Os estudos da estatística começaram somente no século XIX, quando alguns dos grandes matemáticos entraram em cena, como o francês Simon Laplace e o alemão Carl Friedrich Gauss. Antes disso, com início das atividades por volta de 2000 a.C., a estatística foi usada inconscientemente pelos povos como um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências.

Alguns Conceitos Importantes

Estatistica

Aprenda um pouco sobre a Estatística, um campo super importante da Matemática

Estatística:

Estuda comportamentos coletivos e traduz suas conclusões através de dados numéricos.

Universo estatístico:

É o conjunto de todos os elementos que podem oferecer dados relevantes sobre o assunto que se pretende analisar.

Amostra:

Quando o universo estatístico é muito amplo, dificultando a coleta de todos os seus elementos, é necessário criar um subconjunto dentro deste universo estatístico, chamado de amostra. Exemplo: as pesquisas eleitorais são estatísticas como tomam como amostra uma parcela da população, devido à dificuldade de ouvir a opinião de toda a população votante.

Frequência absoluta:

Valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado.

Frequência relativa:

Valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas.

Rol:

É chamada de rol a sequência de dados (a1, a2, a3, a4…), de modo que cada termo, a partir do segundo, seja maior ou igual que seu antecessor. Exemplo: as notas das provas de matemática de 5 alunos é representada pela sequência (4,6,6,8,10). Essa sequência configura um rol.

Classe:

Se refere a um intervalo real que contenha um rol. A classe também pode ser unitária, representada por um único número. Exemplo: se vamos analisar um universo estatístico de 30 provas, com notas de 0 a 10, é possível definir classes com as notas da prova, como [0, 2[, [2, 4[, [4,6[, [6,8[, [8,10[.

Observação: um mesmo elemento não deve pertencer a duas classes ao mesmo tempo, por isso usamos o colchete aberto à direita.