Conjuntos

As vogais do alfabeto formam um conjunto de cinco elementos: a, e, i, o ,u. Também formam conjuntos os planetas do sistema solar, os números naturais, os números inteiros, as consoantes, enfim, qualquer coleção de elementos (números, letras, objetos, pessoas) constitui um conjunto.

O conjunto das vogais possui cinco elementos, ou seja, um número limitado de elementos; o mesmo acontece com o conjunto de planetas do sistema solar (nove elementos). Esses conjuntos são finitos. Outros, como o conjunto de todos os números ímpares, têm incontáveis elementos: são conjuntos infinitos. Um conjunto sem elementos, como por exemplo, o dos números ímpares divisíveis por dois, denomina-se vazio. São chamados de unitários os que têm um só elemento.

Operações com Conjuntos

É possível efetuar operações com os conjuntos, como se faz quando se somam ou subtraem números. Assim, da reunião de dois conjuntos obtém-se um outro conjunto sujo elementos pertencem aos dois conjuntos. Por exemplo: da união do conjunto 1, 2, 3 com o conjunto 2, 4 resulta o conjunto cujos elementos são 1, 2, 3, 4. Da interseção de dois conjuntos resulta outro formado pelos elementos que pertencem aos dois conjuntos simultaneamente. Assim, no exemplo anterior, o elemento 2 pertence aos dois conjuntos e, portanto, a interseção é o conjunto unitário formado pelo elemento 2.

conjunto

Nesse exemplo, a interseção do conjunto A com o conjunto B forma um terceiro conjunto, com os elementos 1 e 3

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *