Como usar uma calculadora científica

Se você nunca teve contato com uma calculadora científica, muito provavelmente ela se parece com um bicho-de-sete-cabeças para você. Sua grande quantidade de botões e funções pode assustar quem nunca lidou com uma antes, mas de um modo geral, usar uma calculadora científica não é tão difícil quanto possa parecer. Esses são instrumentos muito importantes para a resolução de problemas de matemática avançada.

Hoje vamos mostrar, em 6 passos simples, como usar uma calculadora científica. Tenha em mente que vamos apresentar as noções básicas. Alguns detalhes podem variar dependendo do modelo da calculadora, mas esses 6 passos ajudarão você a começar.

Passo 1

Encontre as mais importantes funções.

Calculadoras científicas oferecem diversas funções que são essenciais para resolver problemas de trigonometria, álgebra, cálculo, geometria e muito mais. Para acessar algumas das funções, você precisará usar o botão Fn ou o botão Shift. Veja as principais funções:

Como usar uma calculadora científica

Calculadoras científicas são instrumentos muito importantes para a resolução de problemas de matemática avançada

+: Soma

-: Subtração

x: Multiplicação

÷: Divisão

^: Potenciação

yx: y elevado a x

√ ou Sqrt: Raiz quadrada

ex: Exponenciação

sin: Função de seno

sin-1: Co-secante (Inverso da função de seno)

cos: Função de cosseno

cos-1: Secante (Inverso da função de cosseno)

tan: Função de tangente

tan-1: Co-tangente (Inverso da função tangente)

ln: Logaritmo com base e (ou logaritmo natural)

log: Logaritmo com base 10

(-) ou neg: Serve para tornar um número negativo

(): Parênteses (servem para expressar e determinar a ordem de operações)

π: Insere valor de pi

Mode: Troca de radianos para graus e vice-versa

Passo 2

Descubra em qual ordem você precisa apertar os botões.

Na maior parte dos casos, primeiro você deve entrar com os números e só depois executar a função, mas há casos onde o contrário também ocorre.

Para testar a ordem, você pode tentar realizar uma função simples: a raiz quadrada de 9. O resultado é 3, então essa é uma forma de testar a ordem dos botões caso você esqueça no meio de uma prova, por exemplo.

Aperte a tecla 9 e depois a tecla da função raiz quadrada. Se nada acontecer, faça o contrário.

Passo 3

Faça um teste de potenciação.

Esse é outro teste que te ajuda a saber a ordem correta das teclas. Essa operação envolve apenas dois números, então, você precisa saber exatamente em qual ordem deve apertar as teclas. Tente fazer a potenciação 2³. Se a resposta der 8, significa que a operação foi executada na ordem certa. Se a resposta der 9, significa que você executou na ordem errada pois o resultado foi de 3².

Passo 4

Faça um teste de operação trigonométrica.

Ao utilizar as funções de cosseno, seno e tangente, bem como suas inversas, você deve prestar muita atenção em dois detalhes:

  1. A ordem que você aperta as teclas
  2. Se o valor que você inserir está em graus ou radianos

Tente fazer uma função trigonométrica simples determinando o seno de 30°. A resposta deverá ser 0,5. Faça o teste e observe o resultado.

Caso a calculadora retorne 0,5 como resultado, significa que ela está trabalhando em valores em graus. Por outro lado, se ela retornar -.988 como resultado, ela está trabalhando em radianos. Nesse caso, você deve encontrar a tecla “Mode” para mudar o modo.

Passo 5

Faça um cálculo de uma função longa.

Na hora de calcular o resultado de uma função longa, você poderá encontrar dificuldades principalmente na hora de inserir os parênteses.

Tente realizar a seguinte conta: 4ˆ3/ (2+ (25/5+2* (- (1^2))))

Observe quantas vezes é necessário utilizar os parênteses para obter o resultado correto. Dominar o uso dos parênteses é algo essencial para quem quer aprender como usar uma calculadora científica de maneira eficiente.

Passo 6

Salvando e recuperando um dado.

Se você está resolvendo problemas muito longos, salvar e recuperar os dados de uma operação é essencial. Há duas formas de fazer isso:

  1. Aperte o botão ANS para recuperar o resultado obtido na última operação executada. Caso você tenha acabado de calcular o valor de 2^4, você pode subtrair 10 desse resultado digitando ANS – 10.
  2. Se você quiser gravar um valor na memória de sua calculadora, deve utilizar a tecla STO ou M+. Quando quiser recuperar esse valor, é só apertar a tecla MR ou REC.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *