As Divisões da Matemática

Constituindo uma das mais importantes áreas do conhecimento humano, a Matemática é ensinada praticamente ao mesmo tempo que a linguagem. Além disso, todas as pessoas utilizam a Matemática, muitas vezes de maneira inconsciente. Sempre que olham para o relógio, contam dinheiro ou calculam ingredientes para a confecção de alimentos, por exemplo, estão utilizando a matemática.

Elevada à categoria de ciência teórica pelos gregos, a matemática transformou-se num dos ramos mais férteis do saber. Atualmente, divide-se em diversas áreas:

Aritmética

A Aritmética estuda os números, suas propriedades, e as operações que se podem efetuar com eles. Frequentemente utilizadas na vida cotidiana, são quatro as suas operações: adição, multiplicação, subtração e divisão.

Álgebra

Álgebra é a divisão que utiliza símbolos como x e y, que se referem a quantidades desconhecidas. Na álgebra simples, os símbolos significam números e, através deles, as quantidades podem ser determinadas. A álgebra é muito usada em física, química, economia e mesmo em psicologia, pois os símbolos podem representar pessoas e a maneira como atuam, tornando possível prever suas ações.

Cálculo

O Cálculo, uma forma de álgebra que se ocupa de quantidades variáveis, é usado em engenharia e nas ciências físicas. Quando, por exemplo, uma espaçonave decola, atinge alta velocidade em pouco tempo; essa velocidade pode ser determinada em qualquer instante, graças ao cálculo.

matematica

Conheça as divisões da Matemática

Geometria

A Geometria ocupa-se de linhas, ângulos, figuras e sólidos. A Geometria Euclidiana, ensinada nas escolas, é importante para os engenheiros e navegadores. A Geometria Plana ocupa-se das figuras com duas dimensões, como a circunferência, enquanto a Geometria Espacial refere-se a figuras em três dimensões, como as esferas, cilindros e cones. Ao se tratar de ângulos e medidas, recorre-se à Trigonometria.

Geometria Analítica

É uma combinação de álgebra e geometria. Os símbolos algébricos são usados para representar linhas, figuras ou sólidos. Engenheiros e arquitetos frequentemente utilizam a geometria analítica no projeto de pontes de edifícios.

Conjuntos

A Teoria dos Conjuntos é uma espécie de álgebra, utilizando símbolos para resolver problemas gerais de matemática ou de lógica. Relacionada à matemática moderna, a teoria dos conjuntos permite maior compreensão dos fundamentos da matemática.

Estatística

A Estatística está voltada para a contagem. Relacionando fatos numéricos a situações, ela pode expressar a possibilidade de ocorrências em tais situações. As companhias de seguro, por exemplo, frequentemente recorrem a esse ramo da Matemática.

 

Comentários
  1. rafael

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *