Gêneros textuais do universo jornalístico

O jornalismo está presente em nossas vidas a todo o tempo, afinal, todos gostam de ficar bem informados, seja por meio do jornal impresso, da internet, da televisão, ou rádio. O veículo de comunicação pode variar, mas as notícias estão sempre rodeando nossas vidas.

O texto jornalístico tem suas características, mas nem sempre nos atentamos para estas características enquanto lemos uma notícia. Então veremos quais são estas características linguísticas que envolvem esses gêneros  textuais.

generos textuais

Os gêneros textuais jornalísticos não são diferentes dos outros gêneros

Vamos primeiramente pensar o que queremos ver enquanto leitores, e o que o escritor quer dizer enquanto faz o texto. O leitor sempre está em busca de informação e o escritor tem o interesse de passar esta informação adiante. Então fica fácil perceber que os chamados gêneros veiculados no meio jornalístico estão presentes em ambos os lados. E que eles não são muito diferentes dos outros gêneros textuais.

A diferença básica é que estes textos são publicados em algum veículo de comunicação, seja ele jornal, revista, televisão, rádio, etc. Em alguns casos, são feitas mudanças na forma do texto para chamar a atenção dos leitores, então esse texto é adaptado para atender a um público alvo.

Os Gêneros textuais do universo jornalístico  podem ser usados também em outros momentos, como textos escolares, universitários, etc.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *