Eça de Queirós

Um dos maiores escritores portugueses, José Maria Eça de Queirós nasceu em 1845 em Póvoa do Varzim. Filho ilegítimo de um advogado e da filha de um militar, passou os primeiros anos com a madrinha e em internatos. Só conheceu os pais aos 10 anos, quando eles já haviam casado. Essa condição pode explicar sua sensibilidade para a hipocrisia moral e religiosa da sociedade da época, sempre denunciada em seus romances irônicos e realistas.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1866, foi para Lisboa, onde começou a escrever para a Gazeta de Portugal. Seus artigos seriam reunidos no livro Prosas Bárbaras. Sua experiência como administrador do Conselho da cidade de Leiria, em 1869, serviu para a redação dos panfletos de crítica política e social As Farpas, que redigiu com o amigo Ramalho Ortigão.

eca de queiros

Eça de Queirós

Cônsul em Havana em 1872, lutou em favor dos trabalhadores chineses vindos de Macau. Também defendeu os imigrantes lusitanos nos Estados Unidos e no Canadá, que visitou em 1873. Quando era cônsul em Newcastle-upon-Tyne (de 1874 a 1888), escreveu artigos que resultaram nos livros Cartas de Inglaterra e Crônicas de Londres.

Em 1875, Eça de Queirós publicou o célebre romance O Crime do Padre Amaro, uma crítica à falsa religiosidade. O Primo Basílio, de 1878, é uma sátira aos apaixonados e suas amarguras. Entre suas obras principais estão ainda A Relíquia (1887), Os Maias (1888), A Cidade e as Serras (1901) e A ilustre Casa de Ramires (1900).

Realista e irônico, Eça de Queirós foi o maior romancista português de sua época. Ele atacou a hipocrisia moral e denunciou a contradição entre a religiosidade aparente e os sentimentos reais das personagens que retratava em seus romances. Criou muitos tipos pitorescos, como o Conselheiro Acácio, de O Primo Basílio, notável por sua habilidade em teorizar sobre o óbvio.

Casado em 1886 com Emília Pamplona, em 1888 o escritor foi designado cônsul em Paris, onde morreu em 1900.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *