Castro Alves

Entre os grandes poetas brasileiros, está Antônio Frederico de Castro Alves. Nascido na cidade de Curralinho (Bahia), Castro Alves viveu durante o século XIX (1847-1871). O poeta nascido em 14 de março, ficou conhecido como o “Poeta dos Escravos”, devido à sua sensibilidade diante do sofrimento dos negros submetidos aos trabalhos forçados.

Apesar de ter um gosto bem refinado para roupas e levar uma vida rodeada de conforto, Castro Alves se sensibilizava com esta vida sofrida que os negros levavam. Fez vários poemas descrevendo como era escravidão. “O Navio Negreiro”foi um dos seus principais poemas. Recitado por ele em uma festa cívica, quando tinha apenas 21 anos, causou grande indignação dos senhores fazendeiros, donos de escravos.

castro alves

Castro Alves

Os versos líricos-amorosos também fizeram parte da obra de Castro Alves. Pode-se dizer que o poeta teve uma transição entre o Romantismo e o Parnasianismo.

Infelizmente, Castro Alves morreu muito cedo, devido à tuberculose, que sofria desde os dezesseis anos de idade. Tinha iniciado um curso de Direito, que não pôde concluir. Apesar da vida curta, o poeta deixou muitas obras, que até hoje fazem sucesso, tanto as obras políticas, como as obras românticas.

Principais Obras de Castro Alves

Entre as várias obras deixadas por Castro Alves, estão:

  • Espumas Flutuantes, 1870
  • A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876
  • Os Escravos, 1883
  • Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921)
  • Navio Negreiro (1869)
  • Tragédia no lar.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *