Período Neolítico

A Pré-História pode ser dividida em fases. Uma dessas fases é a fase Neolítica, marcada pelo início da agricultura, da domesticação de animais e da produção de utensílios de cerâmica. A caça e a coleta deixavam de ser as únicas maneiras de assegurar a sobrevivência e aos poucos o homem abandonava a vida nômade, que era adequada a essas atividades, mas não à agricultura. Começava a construir habitações, em vez de procurar meros abrigos temporários. Passou a valorizar a terra que escolhia e a produzir ferramentas para trabalhar essa terra, vasos para guardar a colheita, fios para tecer roupas. Criava com tudo isso uma nova cultura e uma nova sociedade, mais complexa e rica.

Distribuição da Revolução Neolítica

Essa revolução não ocorreu da mesma maneira em todos os lugares, nem na mesma época, mas foi bastante ampla para abranger boa parte da humanidade. Considera-se que a agricultura começou por volta de 7.000 a.C. no Oriente Médio, de onde se expandiu nos quatro milênios seguintes por toda a Europa e Extremo Oriente. Embora a a maioria das civilizações históricas se tenha concentrado junto aos grandes rios (Tigre, Eufrates, Nilo e Indo), a agricultura e a vida sedentária (fixa em um só lugar, ao contrário da nômade) nasceram em regiões mais altas do Oriente Médio (da Palestina até o litoral do mar Cáspio), onde cresciam em estado selvagem as sementes que seriam cultivadas, sobretudo trigo e cevada.

periodo neolitico

Aldeia do período neolítico

De início, havia aglomerações de agricultores e criadores de animais, que não sabiam cozinhar a argila para fazer vasos. A cerâmica só surgiu no fim do sexto milênio a.C., e seus principais centros eram a Cilícia e a Síria. Os potes eram simples, bem queimados e decorados com marcas horizontais feitas por conchas. A essa produção somavam-se uma indústria de pedra polida muito rica (que incluía facas, ceifadoras, machados e pontas de lanças) e uma iniciante tecelagem. Do Oriente Médio, o modo de vida neolítico foi se difundindo pela Europa central e, por volta de 2.000 a.C. penetrava nas ilhas do mar Egeu, na Itália e na Sicília.

Sociedade Neolítica

Surgiram aldeias ou vilas organizadas socialmente, pois seus membros dividiam o trabalho de forma fixa: as mulheres aravam a terra, moíam e cozinhavam os grãos, fiavam e teciam, faziam potes, enfeites e objetos mágicos; e os homens limpavam o terreno para o cultivo, construíam habitações, criavam gado, pescavam e faziam ferramentas e armas.

As aldeias eram geralmente auto-suficientes, mas já começavam a desenvolver contatos e trocas de produtos a longa distância. No lugar dos antigos clãs (grandes grupos familiares governados por um patriarca), surgia uma forma de governo social, exercido frequentemente pelo grupo dos mais velhos chefes de família.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *