O Governo Itamar Franco

Depois do impeachment do presidente Collor, em 1992, seu vice, Itamar Franco, assumiu a presidência do Brasil. O novo presidente iria enfrentar muitos problemas. O Brasil estava em um momento muito difícil, de crises intensas (recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc.).

Depois do conturbado governo de Fernando Collor de Mello e diante de tantas crises econômicas e políticas, o povo brasileiro passava por um momento de descrença geral nas instituições e de baixa auto-estima.

Itamar Franco priorizou um governo transparente, já que a corrupção havia marcado o governo anterior. Para tentar resolver os problemas do país, o novo presidente buscou ajuda de partidos mais à esquerda.

itamar franco

Itamar Franco

De acordo com a Constituição, houve um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. Esse plebiscito aconteceu em abril de 1993. O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo).

O Plano Real

Em uma tentativa de diminuir a inflação, Itamar Franco lançou o Plano Real. Elaborado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o Plano Real visava criar uma unidade real de valor (URV). Desta forma, cada produto teria uma  URV, que correspondia a US$ 1. Esse plano era desvinculado da moeda vigente, o Cruzeiro Real. A nova moeda brasileira, chamada posteriormente de Real, foi muito bem-sucedida, já que aumentou o poder de compra dos brasileiros e controlou a inflação.

Itamar Franco foi um presidente de alta popularidade, mesmo sendo investigado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Congresso Nacional, entre 1993 e 1994. Essa CPI investigava possíveis irregularidades no desenvolvimento do Orçamento da União.

Uma prova da popularidade de Itamar Franco foi aceitação de Fernando Henrique Cardoso pelo povo, que foi apoiado por Itamar para que o sucedesse na presidência.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *