O Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto pelos portugueses em 22 de abril de 1500. Treze caravelas saíram de Portugal, lideradas por Pedro Álvares Cabral, em busca de um novo caminho para as Índias, mas acabaram encontrando um monte de terra, que chamaram de Monte Pascoal. A primeira missa no Brasil foi celebrada no dia 26 de abril.

Depois de constatar que as terras descobertas eram bem extensas, Cabral alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. O nome foi mudado novamente após outras expedições portuguesas, onde foi constatado que se tratava de um novo continente. Esse continente passou a ser chamado de Terra de Santa Cruz, e só depois da descoberta do pau-brasil, em 1511, o nome foi alterado para Brasil, que permanece até hoje.

O Brasil foi descoberto na época das grandes navegações, quando Portugal e Espanha navegavam pelo oceano em busca de novas terras. A América tinha sido descoberta poucos anos antes, em 1492, pelo navegador espanhol Cristóvão Colombo.

O Tratado de Tordesilhas

O Brasil dividido pelo Tratado de Tordesilhas

O Brasil dividido pelo Tratado de Tordesilhas

Em 1494 Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas em duas partes: as terras que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde) pertenciam a Portugal e as terras a oeste desta linha pertenciam a Espanha. Esse Tratado teve o propósito de evitar guerras entre os dois países.

A exploração do Brasil

Portugal começou a explorar a madeira brasileira logo após seu descobrimento. A valiosa madeira vermelha era exportada para a Europa em grande quantidade. A retirada da madeira era feita pelos índios, em troca de alguns “presentinhos” dos portugueses, como apitos, espelhos e chocalhos. Essa troca era chamada de escambo.

Mas os portugueses continuavam com seus negócios lucrativos nas Índias. As especiarias (cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc.) eram muito comercializadas em toda a Europa.

A colonização do Brasil

O Brasil só foi colonizado pelos portugueses depois de 1530, quando temeram que outros países, como Inglaterra e França, tomassem suas terras, já que a madeira da Mata Atlântica já estava sendo explorada ilegalmente. Para ocupar e proteger o território, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, interessados em exportar essa mercadoria para a Europa.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *