Nazismo

Sob o comando de Adolf  Hitler , desenvolveu-se na Alemanha, depois da Primeira Guerra Mundial, um sistema político de tipo totalitário conhecido por nazismo. Era caracterizado por ideias nacionalistas, expansionista, racistas, anti-semitas e anticomunistas. Aproveitou-se do caos econômico e político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois de sua derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar elevadas indenizações.

O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista, para o qual Adolf  Hitler entrou em 1919. Conquistando a liderança, ele mudou o nome da organização, em 1920, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja sigla, Nazi em alemão, deu nome ao movimento). O partido cresceu, criou tropas de choque próprias chamadas SA para combater outras organizações, recebeu adesão de importantes capitalistas alemães e fez uma tentativa frustrada de assumir o poder em 1923. Depois escolheu o caminho eleitoral, lançando (sem sucesso) a candidatura de Hitler à presidência da República em 1932. Meses depois, contudo, das 12 cadeiras que tinha no Parlamento em 1928, o partido passou para 230. Em janeiro de  1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler.

hitler

Adolf Hitler e o símbolo do Nazismo

Hitler no Poder

Com o poder nas mãos, Hitler conseguiu dissolver o Parlamento, aumentar a pressão terrorista das milícias nazistas e prender milhares de comunistas e socialistas. O nazismo dominou os sindicatos e aumentou a perseguição aos judeus, que acabaram exterminados em massa nos campos de prisioneiros. Também fez expurgos internos, executando muitos de seus próprios dirigentes, que pudessem ameaçar a autoridade de Hitler. E levou o país à Segunda Guerra Mundial.

Embora financiado pelos grandes capitalistas, o nazismo baseava-se na pequena classe média, descontente com a situação econômica (empregados de escritório, funcionários públicos, profissionais liberais). Exercia o poder através do terrorismo, sobretudo com uma terrível política secreta, a Gestapo, e da liderança carismática de Adolf  Hitler, o Fuhrer (chefe), considerando as qualidades extraordinárias e decisões infalíveis. A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *