Napoleão Bonaparte – O governo e a queda

Após o Golpe do 18 de Brumário e do Consulado, o governo de Napoleão Bonaparte passou por duas outras etapas:

Império (1804 a 1815)

Em 1804 Napoleão realizou um plebiscito que aprovou com cerca de 60% dos votos a volta do regime monárquico, sendo que Bonaparte foi indicado para ocupar o trono. Neste período de governo, Napoleão obteve notáveis realizações:

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte por Jacques-Louis David

  • Conquista de novos territórios para a França.
  • Formação de alianças com a Áustria, Rússia e Prússia.
  • Divergências políticas com a potência econômica da época, a Inglaterra, que se opunha à política expansionista francesa e o crescente melhoramento de seu exército.
  • Instituição do Bloqueio Continental, medida que visava enfraquecer a Inglaterra economicamente, ameaçando com guerra os países europeus que não fechassem seus portos para o comércio inglês.
  • A Rússia descumpre o Bloqueio Continental e sofre uma invasão francesa. Porém o rigoroso inverno russo somado a seu enorme território vencem o exército francês, que é reduzido a 2% do contingente inicial.

Rumores de um golpe na França fazem Napoleão retornar para Paris, onde ocorre a luta da coligação europeia contra a França e Napoleão é forçado a abdicar do trono (Tratado de Fontainebleau).

Governo dos Cem Dias

Após abdicar o trono Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, da qual fugiu um ano depois. No comando de um pequeno exército, conseguiu entrar na França e reconquistar o poder.

Em ataques à Bélgica Napoleão foi derrotado por ingleses e prussianos na Batalha de Waterloo e exilado novamente, na Ilha de Santa Helena em 1815. Bonaparte morreu em 1821 de causa ainda desconhecida, mas supostamente por envenenamento.

Comentários
  1. dayanne candido

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *