Mussolini

Fundador dos Fasci d’Azione Rivoluzionaria, Benito Mussolini nasceu a 29 de julho de 1883, em Predappio, na Romagna. Enquanto estudante, participou do movimento socialista de sua cidade. Em 1902 emigrou para a Suíça, onde colaborou no L’Avvenire del Lavoratore, um semanário socialista. Estudou Ciências Sociais, e a teoria das elites do economista Vilfredo Pareto influenciou muito suas ideias políticas.

Em 1909, já definido como socialista radical, Benito Mussolini fundou o semanário Luta de Classe, órgão ligado ao Partido Socialista. Em 1912, passou para a direção do Avanti!, jornal oficial do partido.

Mussolini e o Fascismo

mussolini

Benito Mussolini

A partir da Primeira Guerra Mundial, Mussolini rompeu com as posições socialistas, sendo expulso do partido em outubro de 1914. Declarando-se socialista-nacionalista, fundou o jornal Il Popolo d’Italia, defendendo a entrada da Itália na guerra. Em 1919, organizou os Fasci di Combattimento (ex-soldados e oficias). Em 1921, com a fundação do Partido Nacional Fascista, Mussolini foi eleito para o Parlamento.  Um ano depois, foi indicado primeiro-ministro.

Com poderes ditatoriais, concedidos pelo rei Vítor Emanuel III, o líder fascista iniciou reformas econômicas e sociais, depois de abolir o regime liberal na Itália. Em 1935, invadiu a Etiópia e durante a Guerra Civil espanhola aliou-se às tropas de Franco e de Hitler contra os revolucionários. Na Segunda Guerra Mundial participou ao lado dos nazistas. Preso pelos guerrilheiros da resistência italiana, Mussolini foi executado no dia 28 de abril de 1945 e seu corpo foi exposto ao povo na Piazza Loreto, em Milão.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *