Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi construído em agosto de 1961, durante a Guerra Fria, conflito entre os Estados Unidos (capitalista) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialista). Esta guerra teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). A construção desse muro foi uma medida drástica, que dividiu a Alemanha em um país com tendências capitalistas e outro socialista. Isto aconteceu pela vontade dos dois países envolvidos na guerra em impor seu sistema político-econômico em outros países.

O governo da República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) ordenou a construção do muro para impedir o fluxo de refugiados para a República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), porque aproximadamente 2,6 milhões de alemães orientais haviam migrado para a Alemanha Ocidental, entre os anos de 1949 e 1961.

O muro tinha 156 quilômetros de extensão, contando com 300 torres de observação, cães ferozes, explosivos, cercas elétricas, etc. Tudo isso para impedir a passagem de uma Alemanha à outra. Estima-se que mais de 80 pessoas morreram tentando atravessar o muro.

A Queda do Muro de Berlim

muro de berlim

Muro de Berlim

Após 28 anos, o muro foi finalmente derrubado, em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Este fato gerou muita comemoração pela população alemã, que comemorou também o fim da Guerra Fria e a união da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990.

Porém, nem todos ficaram plenamente satisfeitos com a unificação das Alemanhas, principalmente a população da Alemanha Ocidental, que era mais desenvolvida. A reclamação é que o governo dispõe mais recursos financeiros para a Alemanha Oriental, a fim de favorecer o desenvolvimento.

O desemprego também é maior na Alemanha Ocidental, já que a população da Alemanha Oriental aceita receber salários abaixo da média.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *