John Kennedy

Após a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos enfrentou questões sociais, políticas e econômicas. Além de muitos obstáculos e transformações, essa superpotência ainda enfrentou os problemas da Guerra Fria, no início da década de 1960, durante sua construção.

Os conflitos políticos internacionais e uma estagnação econômica vieram logo após o mandato do general Dwight Eisenhower. Os conflitos com a União Soviética geraram muitos gastos e as tensões do mundo bipolar ocasionaram grande insegurança no país.

O Democrata John Kennedy

A vitória de John Kennedy nas eleições de 1960 aconteceu principalmente devido aos problemas internos do país, que foram esquecidos diante de tantos conflitos externos. A igualdade e a justiça social eram as principais propostas do jovem democrata.

Kennedy

Discurso de Kennedy durante as eleições de 1960

Os direitos sociais e a integração racial foram ampliados pelas leis do novo presidente, o que mexeu na parte conservadora dos Estados Unidos. A questão racial causou muita polêmica, já que envolvia não somente uma questão política, mas também social.

A política externa de Kennedy já não era tão “moderna”. Durante seu mandato os Estados Unidos enfrentou sua mais longa guerra, contra o Vietnã. Em Cuba, o governo de Kennedy tentou derrubar o presidente Fidel Castro com treinamentos de exilados cubanos, resultando no Incidente da Baía dos Porcos.

Aliança para o Progresso foi o primeiro passo tomado pelo presidente para contornar seu fracasso no exterior. Esta Aliança enfatizava a ajuda financeira aos países mais pobres da América Latina. A continuidade à corrida espacial iniciada durante a Guerra Fria também foi uma tentativa de contornar a situação. Porém, em 1962, na Crise dos Mísseis, Kennedy denunciou a existência de ogivas nucleares soviéticas em Cuba, quase dando origem a um novo conflito mundial.

A Morte de Kennedy

Em 22 de novembro de 1963, durante um desfile na cidade de Dallas, John Kennedy foi assassinado com dois tiros. O presidente tinha muitos opositores e sua morte até hoje é cercada de dúvidas, mas sua morte foi atribuída a Lee Oswald.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *