Islamismo

O Islamismo é a principal religião do Oriente Médio, do norte da África, do Paquistão, da Indonésia, da Turquia e da Albânia.

Os muçulmanos (seguidores do islamismo) creem em Alá, um Deus justo e misericordioso. Em sua religião há paraíso e inferno, juízo final e ressurreição dos mortos, anjos e demônios. A religião islâmica proíbe mentir, roubar, matar e cometer adultério (mas permite a poligamia), bem como emprestar dinheiro a juros, participar de jogos de azar, comer carne de porco ou ingerir bebidas fortes. Maomé é o último e mais perfeito dos mensageiros de Deus, entre os quais se contam Adão, Abraão, Moisés e Jesus.

As Obrigações, os Hábitos e Crenças dos Muçulmanos

Há cinco obrigações que os muçulmanos devem cumprir: crer em Alá e em seu profeta Maomé; orar cinco vezes por dia, com o rosto voltado na direção de Meca, a cidade Santa; dar a esmola de lei (zakat); observar o jejum do nascer ao pôr do sol durante um mês (ramadã); fazer peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida (hadjdj).

corao

O Corão é o principal livro sagrado dos muçulmanos

O local de culto dos muçulmanos chama-se mesquita. Não há sacerdotes propriamente ditos. Contudo, um muezzin sobe ao minarete, que é a torre da mesquita, e dali chama os fiéis para a oração. Esta é então dirigida pelo imame. Além deles, há o khatib, isto é, o pregador, e o ulemá, doutor da lei e teólogo.

O principal livro sagrado do islamismo é o Corão, onde, além da doutrina religiosa, estão também as leis que os crentes devem obedecer. Há também os hadith, contendo as tradições muçulmanas.

O profeta Maomé nasceu em Meca, no ano de 570 d.C. Segundo conta a tradição, depois de o arcanjo Gabriel ter-lhe aparecido em visão, Maomé começou a pregar a verdadeira religião ao povo de sua cidade. Recebido a princípio com hostilidade, teve que fugir para Medina. Essa fuga, que ficou conhecida como Hégira, marca o início do calendário muçulmano (622 d.C.).

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *