Isaac Newton

Nascido em Woolsthorpe em 1642, Newton viveu 85 anos e foi o responsável por uma das maiores contribuições à ciência em todos os tempos.

Embora de início um péssimo aluno, ele sobressaiu no final de seus estudos. Em 1665, tornava-se bacharel pelo Trinity College, em Cambridge. Nesse mesmo ano descobriu, no campo da Matemática o desenvolvimento do binômio que hoje tem o seu nome.

A grande epidemia de peste bubônica em Londres (1665/66) interrompeu os estudos de Newton, levando-o a isolar-se em Woolsthorpe, na fazenda de sua mãe: a universidade fora fechada. Foi durante esse período que realizou grande parte de seu trabalho.

isaac newton

Isaac Newton

A Lei da Gravidade

Desde os tempos mais remotos, os sábios acreditavam que o universo era regido por leis nobres e que na Terra essas leis eram imperfeitas. Conta-se, então, que, ao ver uma maçã cair, Newton teria questionado se a força que a conduzia não seria a mesma a manter os planetas em órbita. Dedicando-se com afinco a esse problema, aos 24 anos ele já havia elaborado as leis do movimento e da gravitação universal. E simultaneamente a Leibniz, grande pensador alemão, desenvolveu o cálculo infinitesimal, mas seus trabalhos só foram publicados vinte anos mais tarde.

Outros Feitos de Newton

Durante os dezoito meses em que ficou isolado, Newton realizou estudos, descobrindo a lei das marés, a composição da cor branca e criando um novo tipo de telescópio.

Em 1667, retornava à universidade, sendo nomeado professor de Matemática, cargo que ocupou durante trinta anos.

Além dos Principia, sua obra mais importante, Newton publicou outras, também no campo da Matemática e da Física.

Suas atividades, porém, não se limitaram ao campo científico: participou do Parlamento, de 1687 até 1690. Em 1699, foi escolhido membro estrangeiro da Academia de Ciências da França. Em 1701, reelegia-se para o Parlamento. Em 1705, agraciado pela rainha Ana com um título de nobreza, Newton foi o primeiro cientista a receber o título de Sir. Presidente da Real Sociedade de Ciências desde 1703, permaneceu nesse cargo até 1727, ano de sua morte.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *