Imigração no Brasil

O processo de entrada de imigrantes em nosso país começou em 1530, quando os portugueses vieram morar no Brasil para plantar cana-de-açúcar. Os primeiros imigrantes que não eram de Portugal, chegaram no Brasil em 1818, durante a regência de D. João VI. Como o território brasileiro é muito grande e as plantações de café estavam crescendo, a imigração foi muito importante para o país durante o século XIX.

Quem Veio Para o Brasil

Em 1819 os suíços vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vidam, e se instalaram em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Já em 1824, vieram os alemães, que se instalaram no Rio Grande do Sul  (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque). O Paraná foi habitado pelos eslavos, originários da Ucrânia e Polônia. A Amazônia recebeu os turcos e os árabes e São Paulo recebeu os italianos e os japoneses. Mas a maioria dos imigrantes no Brasil continuaram sendo os portugueses, que vieram em massa para cá depois da Independência.

imigracao portuguesa

Família de imigrantes portugueses

O Governo Brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus no país depois da Abolição da Escravatura, em 1888. A necessidade de mão-de-obra para substituir os escravos era enorme. Então muitos alemães e italianos vieram trabalhar nas plantações de café em São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país.

A Imigração Atualmente

Hoje em dia ainda vemos a entrada de imigrantes no país. Os que mais se destacam recentemente são os coreanos, que como todos os outros, vêm em busca de condições melhores que no seu país. O comércio de alimentos, calçados, vestuário (roupas e acessórios) e até artigos eletrônicos é o que se destaca entre os coreanos.

Apesar da imigração ter vários pontos positivos, alguns países dificultam e até impedem a entrada de imigrantes, é o caso dos estados Unidos, que dificulta cada vez mais a retirada do visto para entrar no país.

A Importância da Imigração

Basta olhar em volta, que vemos várias influências dos imigrantes europeus: a língua portuguesa, os ritmos musicais africanos, a culinária italiana, etc. Estas culturas diferentes acrescentam e muito a nossa cultura, tornando o Brasil um país rico em cultura diversificada.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *