Iluminismo

No século XVIII, a Europa foi palco de um movimento intelectual chamado de Iluminismo. Foi um período de transformação, onde o foco principal era a liberdade e o progresso do homem. Devido ao grande desenvolvimento da Ciência e Filosofia na França, esse foi o país mais envolvido no movimento.

Com a onda da Revolução Francesa, o Iluminismo chegou ao seu auge, com as lutas sociais, o desenvolvimento da burguesia e de seus negócios e a crença na racionalidade. O feudalismo existente naquela época teve fim e estimularam a queda de regimes absolutistas-mercantilistas, em outras partes da Europa.

Este movimento foi conhecido também como a Época das Luzes, quando houve uma forte luta contra a desigualdade social e a favor da liberdade natural do homem. Esse nome foi dado porque os filósofos acreditavam que era uma forma de iluminar a treva que assolava a sociedade.

rene descartes

René Descartes

Origem do Iluminismo

O francês René Descartes já mencionava o Iluminismo no século XVII. Em seus trabalhos, ele acreditava que o racionalismo era a única forma de conhecimento. A frase: “Penso, logo existo” resumia bem os trabalhos de René.

Com base nos pensamentos de René e insatisfação com a situação da Europa no século XVIII, teve início o Iluminismo.

Veja também quais foram os principais pensadores do Iluminismo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *