Giuseppe Garibaldi

Soldado e patriota italiano, Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice, França, em 1807. Interessado pelas ideias políticas de Giuseppe Mazzini, que defendia a unificação da Itália e sua transformação em república, Garibaldi tomou parte na revolta fracassada de 1834 na Sabóia. Foi condenado à morte por traição, mas conseguiu refugiar-se na América do Sul, onde permaneceu exilado até 1848.

Garibaldi na América do Sul

Garibaldi lutou no Brasil e no Uruguai, onde comandou a Legião Italiana. Por ocasião da Revolução Farroupilha, conheceu sua mulher, Ana Maria Ribeiro da Silva.

garibaldi

Giuseppe Garibaldi

De volta à Itália, Garibaldi tornou-se general e importante líder na luta contra a dominação austríaca (o Risorgimento). Em 1849, combateu em favor da recém-formada República de Roma. Derrotado, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos, voltando à Itália somente em 1854. Cinco anos depois, pegava novamente em armas contra os austríacos. Em 1860, libertou a Sicília e Nápoles. Liderando uma audaciosa luta guerrilheira, conseguiu a adesão das províncias do sul e formou o Reino da Itália.

Garibaldi tentou, sem sucesso, libertar Roma da dominação papal, em 1862 e 1867. Também lutou na guerra contra a Áustria em 1866 e ajudou os franceses na Guerra Franco-Prussiana. Preconizador de ideias socialistas, Garibaldi consagrou-se como um dos maiores mestres na história da estratégia militar revolucionária. Faleceu na ilha de Caprera em 1882.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *