Giuseppe Garibaldi

Soldado e patriota italiano, Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice, França, em 1807. Interessado pelas ideias políticas de Giuseppe Mazzini, que defendia a unificação da Itália e sua transformação em república, Garibaldi tomou parte na revolta fracassada de 1834 na Sabóia. Foi condenado à morte por traição, mas conseguiu refugiar-se na América do Sul, onde permaneceu exilado até 1848.

Garibaldi na América do Sul

Garibaldi lutou no Brasil e no Uruguai, onde comandou a Legião Italiana. Por ocasião da Revolução Farroupilha, conheceu sua mulher, Ana Maria Ribeiro da Silva.

garibaldi

Giuseppe Garibaldi

De volta à Itália, Garibaldi tornou-se general e importante líder na luta contra a dominação austríaca (o Risorgimento). Em 1849, combateu em favor da recém-formada República de Roma. Derrotado, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos, voltando à Itália somente em 1854. Cinco anos depois, pegava novamente em armas contra os austríacos. Em 1860, libertou a Sicília e Nápoles. Liderando uma audaciosa luta guerrilheira, conseguiu a adesão das províncias do sul e formou o Reino da Itália.

Garibaldi tentou, sem sucesso, libertar Roma da dominação papal, em 1862 e 1867. Também lutou na guerra contra a Áustria em 1866 e ajudou os franceses na Guerra Franco-Prussiana. Preconizador de ideias socialistas, Garibaldi consagrou-se como um dos maiores mestres na história da estratégia militar revolucionária. Faleceu na ilha de Caprera em 1882.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *