Cosmonauta ou Astronauta?

Você sabe qual é a diferença entre cosmonauta e astronauta?

Na verdade, ambos servem para designar a mesma coisa, mas cada termo é adotado em países diferentes. Ambas as expressões foram consagradas no começo da década de 60, ao mesmo tempo em que ocorria a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética (atual Rússia). Os termos são usados para designar o passageiro ou piloto de veículos espaciais que viajam para fora da atmosfera da Terra. Na época, os soviéticos decidiram usar um termo diferente dos americanos por conta da Guerra Fria. Os dois países viviam uma disputa intensa para saber quem conseguiria levar uma nave tripulada ao espaço primeiro. Vamos conferir mais alguns detalhes sobre os termos.

Cosmonauta

Prefixo: cosmo (do grego “cosmos”, que significa universo).

O termo cosmonauta (em russo, “cosmonaut”) é empregado quando queremos nos referir aos viajantes do espaço da Rússia e (ou da antiga União Soviética). No resto do mundo, eles simplesmente são chamados de astronautas. O termo cosmonauta foi, na verdade, uma invenção da Agência Espacial Soviética. Ele foi empregado pela primeira vez de forma oficial depois do dia 12 de abril de 1961, quando Iuri Gagarin (primeiro homem a ser enviado para o espaço) fez sua viagem. Ele viajou ao redor da Terra por 1 hora e 48 minutos. Foi aí que cunhou sua famosa frase: “A Terra é azul”.

Astronauta

Prefixo: astro (do grego “ástron”, que significa estrela).

A palavra astronauta, por sua vez, foi vista pela primeira vez em um filme de ficção científica de Neil R. Jones, no ano de 1930, e assim fez parte do vocabulário dos americanos antes mesmo de ser adotada pela Nasa. Quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na lua, em 20 de julho de 1969, foi chamado de astronauta pelos norte-americanos. Foi dele aquela famosa frase: “Um pequeno passo para um homem, um enorme salto para a humanidade”. Hoje em dia a palavra astronauta é usada quase que no mundo inteiro.

Conclusão

Tanto em um caso quanto em outro, o sufixo “nauta” é uma derivação do grego “nautes” que, por sua vez, significa “marinheiro”. O que temos, então, é algo que podemos traduzir livremente como “marinheiro do cosmo” ou “marinheiro das galáxias”, ou seja, alguém que navega fora da atmosfera da Terra.

Cosmonauta ou astronauta?

Um astronauta – ou cosmonauta – é um indivíduo que navega fora da atmosfera da Terra

Veja, a seguir, algumas outras curiosidades sobre o assunto:

  • Em 1988, a China começou também a fazer viagens espaciais. Então, surgiu um novo termo: taikonauta. O prefixo vem de uma palavra chinesa chamada “taiko”, que significa espaço.
  • Em 2006, o brasileiro Marcos Pontes viajou para o espaço em um foguete de origem russa após receber o treinamento da Nasa. Seria ele o primeiro astronauta ou cosmonauta brasileiro? Geralmente, ele usa o termo “astronauta”, talvez por ser o mais conhecido, mas o questionamento é válido.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *