Civilização

O termo civilização tem origem latina, deriva da palavra civis, que era usada para designar as qualidades do cidadão, isto é, daquele que tinha o comportamento condicionado pela vida urbana. Foi usado pela primeira vez em 1756 pelo Marquês Mirabeau, num artigo para a Enciclopédia francesa. Para ele, a civilização seria um estágio superior que as sociedades atingiriam através do progresso humano, evoluindo portanto desde a “selvageria”. No entanto, outras concepções logo se seguiram. Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau, ao contrário, a perfeição seria o estado de selvageria, já que a civilização corromperia os homens.

Com o desenvolvimento da Antropologia, o termo adquiriu um sentido mais amplo, passando a designar toda a vida política, social, econômica e cultural de um povo. E, assim, ele se estendeu a todos os grupos humanos. Nas grandes civilizações, e mesmo entre os povos ágrafos (que não possuem escrita), há tradições culturais e técnicas que os defendem do ambiente hostil. Não existe, portanto, o homem “selvagem”, como o que está mais próximo da natureza, nem o “civilizado”, como o que estaria mais afastado dela. Na verdade, todos os homens só sobrevivem controlando e organizando a natureza, por vários caminhos, em pequenas ou grandes comunidades.

A Ligação Entre as Civilizações

civilizacao antiga

As civilizações antigas deixaram heranças que permanecem até hoje

Embora os povos tenham civilizações diferentes, isso não significa que elas sejam fechadas em si mesmas. Cada uma delas, assim como suas realizações, exerce influência sobre outros povos e enriquece o patrimônio comum da humanidade. Cada civilização evolui por seus próprios meios e, além disso, recebe valores de outras civilizações.

Muitas das chamadas grandes civilizações já desapareceram. No entanto a herança que deixaram permanece até hoje. Muitas das nossas conquistas científicas e artísticas, das nossas crenças e hábitos têm raízes nas civilizações antigas, como as dos caldeus, egípcios, gregos, africanos, índios. Com o tempo, a difusão do pensamento, das artes e de novos conhecimentos leva à uniformização cada vez maior das civilizações.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *