Brasil Colônia – Período Pré Colonial

É chamado de Brasil Colônia o período da chegada dos portugueses, em 1500 até a independência do país, em 1822. Durante todo esse período o Brasil era colônia de Portugal.

Podemos estudar este período da história brasileira em 4 tópicos: Período Pré colonial, Organização Administrativa, União Ibérica e Ciclo do açúcar e ouro.

Neste artigo falaremos sobre o Período Pré Colonial, compreendido entre os anos de 1500 e 1530. Como já sabemos, o Brasil foi descoberto por acaso em 1500 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral e seus tripulantes. Eles estavam a caminho das Índias, quando avistaram as terras brasileiras. Nosso país passou então a ser colônia de Portugal.

Neste primeiro momento não houve interesse comercial da parte de Portugal pela colônia, uma vez que o comércio com as Índias era ainda muito mais rentável. Desta maneira a coroa portuguesa cedia aos nobres mais importantes o direito de explorar as Índias, e aos nobres de menor importância, o direito de extrair da nova colônia o pau-brasil, que tinha grande valor no mercado europeu, visto que sua seiva avermelhada era utilizada para tingir tecidos e sua madeira, na fabricação de móveis e embarcações.

Período Pré-Colonial

Período Pré-Colonial

A Exploração do Pau-Brasil

Inicialmente, a extração do pau-brasil era feita pelos próprios portugueses, mas como a árvore não ficava concentrada em um território, era distribuída por uma longa faixa, logo passaram a utilizar a mão de obra indígena. É importante entender que os índios não eram escravizados, mas pagos através do escambo (troca) de objetos simples, tais como espelhos, chocalhos, apitos, etc,  até então desconhecido dos nativos.

Durante o período Pré Colonial, a única exploração por parte dos portugueses foi de pau-brasil. Ainda não se tinha ideia das riquezas minerais do país, nem de quão boa era a terra para o cultivo da cana-de-açúcar. Este tipo de exploração veio bem depois.

Invasões da Colônia

Como ainda não tinham muito interesse sobre as terras, os portugueses não povoaram o local logo no início. Vinham algumas embarcações, retiravam a madeira do pau-brasil e voltavam para Portugal.

Em virtude da não povoação lusitana na colônia, a costa brasileira foi diversas vezes invadidas por franceses, holandeses e ingleses, que apesar de não constarem no Tratado de Tordesilhas, continuavam a exploração do Atlântico, pois acreditavam que a terra deveria pertencer a quem a povoasse.

Motivado por essas invasões, em 1530 D. João III enviou à colônia a primeira expedição com os objetivos de povoar o território colonial, expulsar os invasores e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar. A primeira expedição colonizadora, chefiada por Martin Afonso de Souza, partiu de Portugal em dezembro de 1500 e chegou ao Brasil no começo de 1531. Com cerca de 400 homens, a expedição tinha como objetivo principal dar início a colonização do Brasil. Martin Afonso de Souza distribuiu lotes de terras (sesmarias) e deu início ao plantio da cana-de-açúcar ao criar o primeiro engenho.

Assim se encerrou o Período Pré-Colonial, dando início ao Ciclo do Ouro de Cana-de-açúcar.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *