As Cidades Gregas

Os  jônios, os dóricos e os eólios, são povos que se destacam na Grécia, dentre tantos povos que a formaram. Este país recebeu muitos invasores, de várias etnias, por isso há tanta miscigenação. A Grécia é considerada o berço da civilização, pois foi lá que as primeiras ciências surgiram, como História, Matemática e Filosofia. A História das civilizações, Astronomia, Música e Teatro eram ensinadas às crianças desde pequenas.

Antigamente, eram cidades-Estados que formavam a Grécia. Cada um tinha sua cultura e autonomia para governar da forma que achasse melhor. Esparta era uma cidade-Estado que ensinava suas crianças a lutar desde pequenas. Elas iam bem novas para o exílio, onde ganhavam força e aprendiam a lutar como guerreiros. Já a cidade de Atenas priorizava a inteligência, ensinando suas crianças desde cedo as ciências. O teatro também era muito estudado em Atenas. Muitas peças de teatro saíram de lá. Sócrates, Platão e Aristóteles eram grandes filósofos, que nasceram em Atenas. A Arquitetura também era destaque dos atenienses. Um marco de sua arquitetura foi o Parthenon, templo em homenagem à deusa Atena.

partenon

Parthenon – templo em homenagem à deusa Atena

Os povos gregos tinham muitas diferenças, mas todos acreditavam em Zeus, o seu deus, que vivia no Monte Olimpo e de lá observava a todos. Acreditava-se que de vez em quando ele descia à Terra e tinha relações com humanas, gerando filhos semi-deuses, como Aquiles e Hércules.

A prática de esportes também era um ponto em comum dos povos gregos. De quatro em quatro anos, eles se reuniam na cidade de Olímpia para realizar competições de corrida, atletismo, lutas, entre outras. Estas competições ficaram conhecidas como Olimpíadas, e acontecem até hoje. Estes jogos eram tão importantes, que havia trégua nas guerras, para a realização dos mesmos.

Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados da Grécia, que antes era conhecida como Hélida, por isso os gregos também são chamados de Helenos.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *