A vitória política de Juscelino Kubitschek

As eleições de 1955 foram marcadas por muita tensão, desde a escolha dos candidatos até a vitória de Juscelino Kubitschek. Após o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, os dois maiores partidos brasileiros da época, o PSD (Partido Social Democrático) e a UDN (União Democrática Nacional), tinham a intenção de firmar uma aliança partidária e lançar um candidato com o slogan: “União Nacional”.

Essa união não deu certo e Juscelino foi lançado como candidato pelo PSD em 1955. Firmando uma aliança com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), lançaram João Goulart como candidato a vice-presidente. Estava formada uma forte aliança política com o intuito de ganhar as eleições.

JK

Juscelino Kubitschek e João Goulart

Entre as promessas de campanha de JK estavam a mudança da capital do Brasil para o Planalto Central, em Brasília e um plano de desenvolvimento que tinha o slogan “50 anos em 5”. Segundo o Plano de Metas de Juscelino, o Brasil teria um desenvolvimento de 50 anos em somente 5 anos.

Juscelino Kubitschek venceu as eleições, juntamente com João Goulart. Naquela época as votações eram separadas, para presidente e vice. João Goulart recebeu mais votos que Juscelino, mas este foi nomeado presidente do Brasil, com o maior índice de votação da época (36% dos votos). Em seguida estava Juarez Távora, com 30% dos votos.

A posse de JK

Os partidários da UDN (União Democrática Nacional) não ficaram satisfeitos com a posse de Juscelino e João Goulart, principalmente pelo fato da coligação PSD (Partido Social Democrático) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Alguns militares eram contra JK e queriam armar um golpe contra ele. A UDN passou a apoiar esses militares na tentativa de um golpe. Em 1956, um ano após a posse de Juscelino, aconteceu um golpe militar na cidade de Jacareacanga-RJ. Os militares promoveram outro movimento contra o presidente na cidade de Aragarças-Go, em 1959.

Esses movimentos só terminaram quando forças legalistas (Pró-Juscelino) fizeram represálias contra todos os envolvidos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *