A Revolução Russa

A Revolução Russa foi um movimento popular de caráter socialista, que derrubou o governo cazrista e instituir o socialismo no país. Ao longo de todo o século XX, essa revolução repercutiu de maneira decisiva na política mundial, até a queda do muro de Berlin em 1989 e consequente fim da URSS.

 Socialismo: conjunto de doutrinas que pretendem promover o bem comum por meio da transformação da sociedade e das relações entre as classes sociais, mediante a alteração do regime de propriedades.

Revolução Russa

Lenin e os revolucionários

A Situação da Rússia em 1917

Os efeitos da Primeira Guerra Mundial eram perceptíveis na Rússia. A população, de aproximadamente 102 milhões de habitantes, estava profundamente insatisfeita com o czar Nicolau II. Os operários e camponeses tinham dificuldades para conseguir alimentos. No início de 1917, cerca de 200 mil trabalhadores russos estavam em greve. Esse estado de insatisfação levou à renúncia do czar no mês de março do mesmo ano.

Ditadura do Proletariado 

Em abril de 1917, o soviete Lenin, lançou as Teses de Abril, onde defendia a implantação da ditadura do proletariado. Nessa fase da revolução socialista, a classe trabalhadora deveria assumir os poderes do Estado e se apropriar dos meios de produção.

Pouco depois, vários acontecimentos abalaram a Rússia:

  • Retirada da guerra;
  • Aprovação da Nova Constituição Russa, que pretendia instauração do poder do proletariado urbano e rural e dos camponeses mais pobres, com o fim de suprimir a exploração do homem pelo homem e de fazer triunfar o socialismo.
  • Assassinato da família imperial russa;
  • Início da Guerra Civil.

Exército Branco x Exército Vermelho

A guerra civil instaurada na Rússia tinha, de um lado, os contrarrevolucionários, representados pelo Exército Branco. Eles eram financiados por países estrangeiros, com o objetivo de acabar com o governo soviético. Do outro, estavam as tropas revolucionárias, conhecidas como Exército Vermelho. O embate durou até 1921, quando os revolucionário venceram o Exército Branco.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *