A história de Cleópatra

Cleópatra nasceu no ano de 69 a.C.,  na cidade macedônica de Alexandria. Era a filha mais velha do rei egípcio Ptolomeu. Posteriormente, Cleópatra se tornou uma das mais famosas rainhas do Egito.

O imperador macedônico Alexandre, o Grande, instituiu grandes heranças  na região nordeste da África, que foram herdadas por Cleópatra.

A rainha do Egito era uma mulher muito inteligente e falava várias línguas como aramaico, persa, somali, etíope, egípcio e árabe. Cleópatra jamais foi uma mulher fútil, apesar de deter tanto poder. Seu maior desejo era libertar seu reino das dominações estrangeiras. Para isso, ela usava sua habilidade com a fala.

Cleopatra

Cleópatra, a rainha do Egito

Para chegar ao trono, Cleópatra se casou com seu irmão Ptolomeu XII. Foi quando percebeu como as tropas do exército romano estavam muito perto da cidade de Alexandria. Suas intenções de ter a soberania de volta pareciam bem difíceis. Os ministros que controlavam o Estado não gostavam das ambições da rainha, por isso a obrigaram a fugir e pedir ajuda militar das tribos do deserto.

As tropas do general romano Pompeu haviam sido derrotadas na Farsália e pediram apoio aos egípcios, que ficaram sem saber o que fazer, já que ajudar Pompeu poderia facilitar a invasão das tropas de Júlio César, outro general romano que ambicionava ser ditador. Por outro lado temiam que a renuncia por ajuda causasse a fúria de Pompeu. Diante deste dilema, os egípcios decidiram matar Pompeu.

Júlio César e suas tropas foram à cidade de Alexandria. Receoso, o rei Ptolomeu preferiu não encontrá-lo. Porém, Cleópatra encontrou uma maneira de ficar sozinha com Júlio César, assim ele ficaria seduzido pela rainha. Enrolada em um tapete, Cleópatra chegou a Júlio César, que ficou encantado com tanta coragem e lutou ao lado da rainha contra os invasores do Egito.

Cleópatra apoiou seu amante em várias lutas, porém Júlio César teve que voltar à Roma. Cleópatra teve um filho, a quem deu o nome de Cesarião.

Como Júlio César não voltou ao Egito, a rainha foi ao seu encontro em Roma. Desconfiados com a presença da rainha, os romanos mataram Júlio César, forçando a volta da rainha para o Egito.

Cleópatra colocou o filho no poder e ficou afastada das questões políticas por um tempo.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *