A História da Escrita

Na Pré-História os humanos se comunicavam através de sons e pinturas rupestres. A fala e a escrita ainda não eram desenvolvidas. Assim, suas opiniões, sentimentos, ideias e preocupações eram expressos por esses desenhos e pinturas, que eram feitos nas paredes das cavernas.

Só por volta de 4000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, na Mesopotâmia. Este tipo de escrita, criada por eles, era representada em placas de barro. Estes registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época ajudaram os pesquisadores a saberem tudo o que sabem sobre esta época hoje.

A Escrita Egípcia

Quase na mesma época, os egípcios desenvolveram sua escrita, em duas formas: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica(mais complexa e formada por desenhos e símbolos). Os egípcios usavam as paredes das pirâmides e um papel chamado papiro para escrever suas ideias, preocupações, rezas, etc. Além disso, eles usavam a escrita para contar a vida dos faraós e deixar mensagens para possíveis saqueadores.

escrita antiga

Escrita antiga

O Alfabeto Romano

Na Roma Antiga foi criado um alfabeto somente com letras maiúsculas, que sofreu alterações quando a escrita passou a ser feita em pergaminhos, com hastes de bambu e penas de patos ou outras aves. Deu-se início à escrita uncial, que resistiu até o século VIII e foi utilizado na escritura de Bíblias.

No século VIII o imperador Carlos Magno pediu a Alcuíno, um monge inglês, que elaborasse um novo alfabeto. O novo estilo de escrita tinha letras maiúsculas e minúsculas. Porém, com o passar do tempo, ela foi sofrendo alterações, o que dificultava a leitura. Por isso, alguns eruditos italianos criaram um novo estilo de escrita no século XV.

O estilo de grafia itálico, conhecido atualmente, foi originado em 1522, quando um italiano, chamado Lodovico Arrighi, criou o primeiro caderno de caligrafia. A calcografia foi criada mais tarde, com a publicação de outros cadernos de caligrafia, tendo seus tipos gravados em chapas de cobre.

A Paleografia é a ciência que estuda as escritas antigas e seus significados.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *