A Burguesia

As sociedades feudais na Idade Média na Europa eram essencialmente baseadas nas atividades agrícolas. As poucas cidades existentes eram, em sua maioria, aglomerados de habitações em torno de castelos fortificados: os os burgos. Ali desenvolviam-se as manufaturas, os artesanatos e o comércio em geral. E, por viverem em burgos, suas populações passaram a ser chamadas de burguesas. O termo “burguesia“, portanto, foi inicialmente aplicado ao conjunto de habitantes dos burgos.

O Crescimento da Burguesia

burguesia

A burguesia se fortaleceu e ganhou autonomia

Durante os séculos XII e XIII, os banqueiros, mercadores, pequenos proprietários e artesão ricos residentes nos burgos começaram a pressionar os senhores feudais a fim de conseguir maior liberdade e segurança para seus negócios, que registravam grande prosperidade. Os próprios burgos transformavam-se em cidades prósperas e o feudalismo perdia sua sustentação. Para apressar a decadência dos grandes senhores, os homens de negócios uniram-se aos reis e forneceram o dinheiro necessário à formação dos exércitos reais. A partir daí os reis puderam dispensar a ajuda militar da nobreza; mas, em compensação, tiveram de dar aos burgueses prósperos liberdade para fixar impostos, dispor de suas propriedades e dirigir seus tribunais. Essa união entre a burguesia e o soberano tornou-se um dos fundamentos da constituição dos Estados nacionais.

Liderando o povo na Revolução Francesa de 1789, a burguesia aboliu os privilégios hereditários que beneficiavam a nobreza. Dessa forma, as posições sociais mais elevadas tornaram-se acessíveis àqueles que conseguissem enriquecer. Com o desenvolvimento do capitalismo, a expressão “burguesia” passou a designar coletivamente os proprietários dos meios de produção, por oposição ao operariado. O conceito de burguesia torna-se impreciso quando é usado para designar aquelas pessoas que, embora não sendo industriais, banqueiros ou comerciantes, se identificam, por seus interesses, com a burguesia propriamente dita. É o caso, por exemplo, de algumas profissões liberais, gerentes e técnicos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *