Tailândia

País situado no sudeste asiático, limitado ao norte e a oeste pela Birmânia, a leste e a nordeste pelo Laos, ao sul pela Malásia e a sudeste pelo Camboja, a Tailândia (ex-Sião) é uma monarquia constitucional. Tem uma área de 514.000 quilômetros quadrados e uma população de 69.518.555 habitantes (estimativa de 2011). A capital é Bangcoc.

O território tailandês tem uma configuração peculiar, não apresentando características unitárias do ponto de vista físico. Na região central, há uma bacia formada pelo rio Menam e seus afluentes. Mais ao norte acha-se uma cadeia de montanhas, que provém da China e do Tibete, com uma altitude média de 1.500 metros. A oeste estende-se uma região peninsular, tendo por divisa a noroeste a cordilheira de Bilauktaung, situada na fronteira com a Birmânia. O limite leste é dado pelo rio Mecong. Ao sul do istmo de Kra, a Tailândia, separando o mar da China do oceano Índico, ocupa a faixa territorial em toda a sua largura.

tailandia

Tailândia no mapa

O clima da Tailândia também é variado, com uma temperatura média de 29ºC. O índice pluviométrico, bastante elevado no sul (supera os 2000 milímetros anuais na faixa peninsular), diminui no norte, oscilando entre 900 e 1500 milímetros. A abundância das chuvas é responsável pela exuberante vegetação, com florestas de tipo tropical cobrindo o sul e o sudeste.

Política

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Tailândia está sob a área de influência dos Estados Unidos, que construíram no país bases militares, usadas durante a intervenção americana na guerra do Vietnam. Elas lá permaneceram apesar de em 1973 haver cessado a interferência direta dos Estados Unidos na área. A Tailândia estabeleceu uma aliança também no campo econômico, com a entrada de capitais americanos em troca do direito de usar aquelas bases.

Colocando-se na órbita americana, aumentou o desequilíbrio sócio-econômico no interior do país, em detrimento da zona rural. Surgiram vários movimentos guerrilheiros, particularmente ativos, e que têm crescido muito nos últimos tempos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *