Suíça

Localizada na Europa Central, entre a França (oeste e noroeste), a Alemanha (norte), a Áustria e o Liechtenstein (leste) e a Itália (sul), a Suíça tem uma área de 41.288 quilômetros quadrados e uma população de 7.907.000 habitantes (estimativa de 2011). A capital é Berna.

Quase todo o território suíço é constituído de regiões montanhosas, sendo metade do país ocupada pela cadeia dos Alpes. Em consequência desse tipo de relevo, o clima é rigoroso, a média de temperatura anual é de 8ºC. A topografia montanhosa limita, também, as atividades agrícolas, pois apenas um décimo da superfície pode ser aproveitado.

A Economia da Suíça

Economicamente, a Suíça produz principalmente batata e trigo, mas a pecuária é bastante desenvolvida, já que as encostas das montanhas são próprias para pastagens. Os setores industriais mais importantes são os que se baseiam na indústria de transformação, pois a Suíça não conta com recursos naturais. Os ramos da energia elétrica, da produção do alumínio e o têxtil são os que mais se destacam. Na parte mecânica, sobressaem os relógios, mundialmente conhecidos.

suica

A Suíça é famosa pela beleza de suas cidades

É um país extremamente turístico, já que suas cidades e vilas são famosas por sua beleza, com chalés aninhados nos vales e aos pés das montanhas.

A Formação da Suíça

A Suíça é uma confederação de 22 cantões, que gozam de grande autonomia e dispõem de constituições próprias. Essa união começou a ser formada no século XIII, quando três feudos eclesiásticos (Uri, Unterwalden e Shwyz) constituíram uma liga de defesa comum. Até 1388 mais cinco cantões juntaram-se aos três primeiros, sendo reconhecidos pelos povos vizinhos no ano seguinte. Desde o século XVII a confederação mantém-se neutra nas disputas de poder entre as nações, e por isso Genebra foi escolhida como sede de diversos organismos internacionais.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *