Saiba Mais Sobre a Iugoslávia

Banhada a oeste pelo mar Adriático, a Iugoslávia possui uma área de 255.804 quilômetros quadrados, fazendo fronteira com a Itália (noroeste), Áustria e Hungria (norte), Romênia (nordeste), Bulgária (leste), Grécia (sul) e Albânia (sudoeste). Em seu relevo destacam-se os Alpes dináricos e os Balcãs (com grandes reservas florestais), e as planícies do norte, cortadas pelo Danúbio e seus afluentes.

O Povo Iugoslavo

A população é composta de eslovenos, croatas e sérvios, além de montenegrinos, macedônios, albaneses e húngaros. Essa diversidade de povos e minorias nacionais resulta numa grande variedade de línguas, sendo três delas consideradas oficiais: servo-croata, esloveno e macedônio. São empregados dois alfabetos no país: o romano e o cirílico (russo). As religiões também são muitas.

A agricultura iugoslava desenvolve-se mais na região do Danúbio, principalmente depois da realização de grandes obras de drenagem e canalização, bem como de diques para prevenir inundações e que ampliaram bastante a área cultivável. A pequena propriedade rural ainda ocupa posição de destaque na economia, embora o processo de industrialização tenha crescido após a Segunda Guerra Mundial, baseando-se nas reservas florestais e minerais, assim como no potencial hidrelétrico.

iugoslavia

A Iugoslávia é um país turístico

Política e Comércio

Politicamente, a Iugoslávia é uma República socialista, mas adota uma posição independente da União Soviética, mantendo intensas relações comerciais com o mudo ocidental. Seus principais itens de exportação são minérios e metais não ferrosos. Importa lã, algodão, petróleo, carvão e máquinas agrícolas. Embora suas montanhas constituam forte obstáculo às vias de comunicação, destacam-se no país as ferrovias integradas à vasta rede européia. O turismo também tem importante papel na economia do país. A capital da Iugoslávia é Belgrado.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *