Pré-Sal no Brasil

O Pré-Sal é um tema que vem sendo bastante debatido no Brasil nos últimos anos, sendo essa uma das descobertas mais importantes do mundo. O Pré-Sal é composto por acumulações de óleo leve de grande valor comercial e qualidade excelente. O Pré-Sal no Brasil é uma realidade e isso, com certeza, coloca nosso país em uma boa posição devido à enorme demanda de energia mundial.

O que é o Pré-Sal?

O Pré-Sal é uma camada subterrânea que vai do litoral de Santa Catarina até o litoral do Espírito Santo. Estima-se que sua extensão seja de 800 quilômetros e sua largura de 200 quilômetros. Esse nome foi dado às reservas compostas por hidrocarbonetos presentes em rochas calcárias localizadas logo abaixo das camadas de sal.

Desde 1970, geólogos da Petrobras já discutiam a existência de indícios de petróleo no Pré-Sal, mas não havia, na época, tecnologia que pudesse comprovar tal existência. Apenas em 2006 a empresa anunciou oficialmente que havia uma reserva petrolífera na camada Pré-Sal no Brasil.

As operações e conquistas brasileiras no Pré-Sal

Em apenas 4 anos (entre 2010 e 2014), a média de produção diária no Pré-Sal obteve um crescimento estrondoso. No começo desse período, eram produzidos 42 mil barris por dia. Já no final de 2014, a produção já atingia 492 mil barris diários.

O Brasil investiu muito dinheiro para viabilizar a produção de petróleo oriundo da camada Pré-Sal. Para operar em águas extremamente profundas, foi necessário o desenvolvimento de uma tecnologia própria além de parceria com universidades, centros de pesquisa e fornecedores. Plataformas de produção, submarinos, sondas de perfuração e navios tornaram possível a produção.

A Petrobras já anunciou recordes impressionantes na produção de petróleo na camada do Pré-Sal. Oito meses depois da primeira descoberta na região, foram produzidos 800 mil barris por dia. Recentemente, a empresa anunciou que em 2015 foram produzidos mais de 2 mil barris por dia, um crescimento de 4,6% em relação a 2014.

Pré-Sal no Brasil

Em 2015, a Petrobrás produziu mais de 2 mil barris de petróleo do Pré-Sal por dia

A geração de novos empregos

Grandes volumes de negócios proporcionados pelo Pré-Sal no Brasil impulsionam o desenvolvimento industrial e tecnológico e geram novos empregos. Centros de pesquisa e escolas unem forças para capacitar profissionais e torná-los aptos a trabalhar na área da extração petrolífera.

A crescente mão de obra deu início a iniciativas como o Pronimp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Através do programa, mais de 85 mil profissionais qualificaram-se. As expectativas são de que mais de 200 mil profissionais possam ser capacitados pelo programa em mais de 180 categorias de cursos em níveis técnico, médio e superior.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *