Planaltos e Planícies

Planalto

Os planaltos são geralmente constituídos por rochas sedimentares. São regiões geralmente extensas e de relevo aproximadamente tabular, limitadas, pelo menos de um lado, por regiões mais baixas. Sua semelhança com as planícies é bastante grande. Porém, enquanto nestas predomina a deposição de materiais trazidos pelos ventos e correntes de água, nos planaltos predomina a erosão.

Três quartos do território brasileiro constituem o planalto Brasileiro, principal unidade do nosso relevo. Estende-se desde a planície Amazônica, ao norte, até a fronteira com o Uruguai, ao sul. É limitado a leste e nordeste pelas planícies costeiras, e a sudeste pela planície do Pantanal. É constituído por terrenos de formação antiga, datando da era primária, e bastante erodidos, de natureza sedimentar e cristalina. Em alguns trechos seu relevo é acidentado, surgindo as “serras”, principalmente na região sudeste do país. As principais são as da Mantiqueira, a do Mar e a do Espinhaço. O ponto culminante é o pico da Bandeira, na serra de Caparaó ou da Chibata, com 2.890 metros.

relevo

Veja as diferenças entre planaltos e planícies

Planície

Extensões variáveis de terremos planos ou suavemente ondulados, as planícies são de natureza sedimentar. Resultam do contínuo trabalho de acumulação de materiais trazidos pelos ventos, pelas correntes de água ou pelo mar. São, portanto, terrenos recentes. Os rios que as atravessam são geralmente sinuosos e fluem lentamente.

Cerca de um terço das terras do planeta são planícies. Nelas se encontra grande parte da população. A falta de obstáculos ao deslocamento de massas de ar influencia bastante o clima dessas regiões. Seu relevo facilita os transportes e a agricultura.

As planícies são classificadas em costeiras ou marítimas e continentais. As primeiras acompanham a linha do litoral, formadas principalmente pela acumulação de materiais trazidos pelo oceano. Apresentam frequentemente praias, mangues e restingas.

As planícies continentais chegam a constituir enormes extensões e situam-se entre montanhas ou terrenos mais altos. São exemplos de planícies continentais o vale do Paraíba do Sul em São Paulo e Rio de Janeiro, a planície Amazônica e a do Pantanal.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *