Os vulcões

Vulcões são normalmente encontrados em regiões onde há encontro de placas tectônicas. São estruturas que expelem  lava, fragmentos, poeira e gases.

O magma é um material que se forma no interior da Terra a partir da fusão de rochas. Ele é viscoso e pode chegar a 1000ºC. É realmente muito quente! Ele se desloca para a superfície terrestre e, quando se acumula ele sai formando uma rocha vulcânica, geralmente em formato de cone, por onde sai lava quente. É uma imagem impressionante! Muita poeira, muita lava e muito barulho.

Recentemente alguns vulcões entraram em erupção, foram o Etna, na Itália, o Puyehue, no Chile, e o Santa Helena, nos Estados Unidos.

vulcao

Vulcão em erupção

Vulcões no Brasil

Hoje em dia podemos dizer que o Brasil está livre desse desastre natural. Há muitos anos não ocorre uma erupção vulcânica no país, mas nem sempre foi assim. Há cerca de 134 milhões de anos, aconteceu no Brasil uma das maiores erupções vulcânicas do planeta. As lavas cobriram mais de 1 milhão de km2, atingindo  parte das regiões centro-oeste e sudeste e todos os estados da região sul do Brasil. Paraguai, Uruguai e Argentina também foram atingidos. As rochas da Província Magmática Paraná foram geradas a partir dessa erupção.

Quando ocorreu essa erupção, o continente americano estava unido com a África, formando a Pangea. Por isso, temos evidências desse derrame de lavas na África também.

Na cidade de Torres (RS), há uma sobreposição de derrames de basalto que chega a 1km de espessura. Em todo o país podemos encontrar vestígios de lava endurecida, o que é incrível, pois algumas continuam perfeitas depois de tantos anos.

Comentários
  1. Regina

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *