Latitude e Longitude

Imagine-se que a Terra seja uma esfera perfeita. Imagine-se também que essa esfera seja dividida em duas metades iguais, no sentido horizontal, e chame-se equador à linha que estabelece essa divisão. Imagine-se ainda uma linha que vá do Polo Norte ao Polo Sul, passando pela localidade Greenwich (perto de Londres, na Inglaterra). A distância entre um ponto qualquer da superfície da Terra e o equador chama-se latitude desse ponto. A distância entre o mesmo ponto e a linha que passa por Greenwich é a longitude desse ponto.

A latitude e a longitude constituem, portanto, um sistema de coordenadas, traçadas sobre a superfície da Terra, a fim de que se possa localizar imediatamente onde se encontra qualquer objeto ou ponto geográfico.

As Medidas da Latitude e Longitude

A latitude é medida em graus ao norte e ao sul do equador. A latitude do próprio equador é de 0 grau, enquanto que os polos Norte e Sul estão a 90 graus de latitude. A longitude divide-se em 180 graus para leste e 180 graus para oeste do meridiano de Greenwich. Quando se fornece a posição de um navio ou de uma cidade, a latitude é expressa em primeiro lugar, seguida da longitude.

latitude e longitude

À esquerda, a Linha do Equador, dividindo a Terra em Norte e Sul. À direita, o meridiano de Greenwich, dividindo a Terra em leste e oeste.

Exemplo

Nova Iorque está a 40º 45’N; 74º 0’O. Isso significa: 40 graus e 45 minutos de latitude norte e 74 graus e 0 minuto de longitude oeste.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *