Irã

Limitando-se ao norte com a União Soviética e o mar Cáspio; a leste com o Afeganistão e o Paquistão; a oeste com o Iraque e a Turquia; e ao sul com o mar da Arábia, o golfo de Omã e o golfo Pérsico, o Irã situa-se na Ásia Ocidental.

Contando com uma população de 74,8 milhões de habitantes (dados de 2011), o país ocupa uma área de 1.648.000 quilômetros quadrados. Teerã é a capital.

Características Geográficas do Irã

Formado de planaltos e vastas bacias, o país é dominado ao norte pelos montes El Burz, onde ficam o maciço granítico de Alam Kouh, com 4.840 metros e o cone vulcânico Demavend, com 5.605 metros, seu ponto mais alto. O clima do Irã é subtropical, com verões quentes e secos e invernos rigorosos. A vegetação é composta de poucas árvores e apresenta caráter estépico devido ao rigor da temperatura e aos períodos de seca prolongados.

O Irã dispõe de grandes extensões de terra cultiváveis e não aproveitadas, devido sobretudo à falta de irrigação. Por isso, a agricultura baseou-se, desde a época feudal, em culturas de subsistência, como o arroz, o trigo e outros cereais. Mas o item preponderante na balança econômica iraniana é o petróleo, cuja produção em 1978 atingiu 261 milhões de toneladas, sendo que, desse total, 90% destinaram-se à exportação.

ira

Bandeira do Irã

O Irã na História

O território do Irã (antiga Pérsia) sempre foi alvo dos interesses imperialistas das grandes potências. No século passado, sua história foi marcada pela disputa entre a Inglaterra e a Rússia. Em 1925, Reza Khan derrubou a antiga dinastia Quadjar, fundando uma nova (a Pahlevi) e promovendo a modernização do país. Contudo, seu governo procurou não abordar os problemas principais: a estrutura feudal da terra e a soberania nacional ameaçada. Em 1941, Reza Khan abdicou em favor do filho Mohammed Reza, que liberalizou o regime. Em 1951, o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh decretou a nacionalização do petróleo, mas foi derrubado pelo xá Reza Pahlevi em 1953, que entregou a exploração a um consórcio de multinacionais. No início de 1979, uma revolução liderada pelo aiatolá Khomeini depôs o xá.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *