Impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento em escala mundial, intrinsecamente ligado à Revolução Industrial, está baseado na utilização dos recursos naturais, o que infelizmente acabada gerando impactos ambientais. Diante disso, muitos debates tem surgido para encontrar formas de preservação e sustentabilidade, ou seja, fala-se muito sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

Se quisermos promover um presente e um futuro mais sustentáveis e garantir a sobrevivência da nossa espécie no mundo, é necessário mudar a percepção sobre a natureza que temos atualmente. Infelizmente, o homem se enxerga como um membro externo e independente, quando na verdade ele é totalmente dependente da grande cadeia que é o meio ambiente.

Poucas pessoas estão preocupadas com os impactos ambientais. Muitas pessoas, inclusive, não conhecem a complexidade existente no meio ambiente e nos ecossistemas e, assim, não entende a necessidade de sua preservação. Como dito anteriormente, a sobrevivência e a continuidade da espécie dependem inteiramente da continuidade dos ecossistemas e agroecossistemas. Nota-se, então, uma urgência para que se trabalhe em todas as esferas de forma a promover o diálogo e levar informações para todas as parcelas da população estimulando o desenvolvimento sustentável.

A importância da educação ambiental

Tendo abordado e entendido os aspectos mencionados anteriormente, chega-se a um ponto de partida: a importância da educação ambiental.

A educação ambiental tem como objetivo criar novos paradigmas nas sociedades contemporâneas, fazendo-as entender o significado e a importância da co-evolução homem-natureza, o que ajudará a promover o crescimento do que podemos chamar de consciência ambiental. Uma vez que a consciência ambiental cresce, o engajamento e a participação da população aumentam, e ela então é capaz de tomar partido e evitar que determinadas atividades humanas destruam o meio ambiente.

Impactos ambientais na ótica do desenvolvimento sustentável

A sobrevivência e a continuidade da espécie dependem inteiramente da continuidade dos ecossistemas e agroecossistemas

A educação ambiental, que interfere diretamente na participação da população, deve então ser vista como uma educação que tem como principal elemento a transformação social através da integração e mudança de percepções e valores. O exercício da cidadania ganha forças com a educação ambiental. Por mais complexo que o mundo seja, é necessário que a população tenha elementos para compreendê-lo, justamente para que possa fazer parte dele como um todo.

Sensibilizar os indivíduos em relação à importância do desenvolvimento sustentável é mais que um direito: é um dever. Devemos oferecer subsíduos para escolhas mais responsáveis e conscientes e, assim, minimizar os impactos ambientes causados pelo homem.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *