Fenômenos Atmosféricos

Existem diversos fenômenos atmosféricos naturais e que não apresentam nenhum tipo de prejuízo para o homem. Mas em meio a eles, existem aqueles que, em sua maioria, causados pela ação humana, interferem e muito na vida do ser humano.

Entre os principais fenômenos e mais recorrentes nas provas do Enem estão o chamado Efeito Estufa, a Chuva Ácida e o fenômeno conhecido como Ilhas de Calor, muito comum nas grandes cidades.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses fenômenos atmosféricos.

Efeito Estufa

É importante entender que o que chamamos de efeito estufa é um fenômeno natural e benigno, uma vez que ele age simplesmente mantendo a quantidade ideal de calor na atmosfera terrestre, mantendo assim a vida tal qual a conhecemos. O problema é o agravamento deste efeito, que ocorre principalmente através da queima de combustíveis fósseis. Os gases emitidos pelos carros, ônibus e caminhões são os principais causadores desse agravamento, seguidos pelas enormes chaminés de fábricas e indústrias, que soltam seus gases tóxicos na atmosfera todos os dias.

O que ocorre é que com a emissão de gases através da queima destes combustíveis o calor retido na atmosfera terrestre se torna excessivo e causa um aquecimento exagerado da superfície do planeta, tornando o ambiente impróprio para diversos biomas. Um outro fator que interfere e aumenta o efeito estufa são as queimadas de áreas verdes e a criação de gado, onde o Brasil infelizmente lidera.

efeito estufa

Retenção exagerada do calor na atmosfera

Chuva ácida

Este fenômeno ocorre também em função da queima de combustíveis fósseis e pela emissão de poluentes na atmosfera. A partir da liberação de dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que posteriormente combinam-se com o hidrogênio já presente na atmosfera. O resultado desta combinação são as chuvas com elevado nível de acidez, que se tornam nocivas por alterarem a composição química do solo e das águas. Além disso interferem em diversos biomas e corroem e lentamente destroem monumentos e edifícios.

chuva acida

Acidez da água provoca diversos danos

Ilhas de calor

Este fenômeno tipicamente urbano é caracterizado pelo aquecimento exagerado de uma área. Pode ocorrer por diversos fatores, mas principalmente por edifícios altos e/ou espelhados (que agem dificultando a circulação do vento e uso de materiais de construção com pouca capacidade de absorver o calor), quantidades exageradas de automóveis liberando calor e impermeabilização do solo (asfalto), que implica diretamente em diminuição da área verde urbana. Por todos esses motivos, esse fenômeno é mais comum nas grandes cidades.

A oscilação de temperatura entre o centro de uma grande cidade e uma zona rural pode variar entre 4°C, 6°C ou até mesmo 11°C; o que proporciona muitos inconvenientes à população em virtude dos incômodos que o calor excessivo provoca.

Ilhas de calor são muito comuns nas grandes cidades

Como pode ser observado, a ação humana contribui e muito para os problemas causados por esses fenômenos atmosféricos. Por isso, é sempre bom lembrar que precisamos cuidar do nosso planeta, evitando o desmatamento e a poluição. A reciclagem é uma boa forma de contribuir para a diminuição da poluição no mundo.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *